quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Necessidade do momento: Fazer a diferença.

Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que gurda a lei, este é feliz. (Pv 29: 18 - ARA).
Quanta verdade ensirida neste versículo. Hoje vemos multidões que se perdem, na idolatria, no espiritismo e em muitas outras seitas em busca da verdade, da luz e acabam em completa escuridão. Enquanto nós, que conhecemos a Palavra e a Verdade, que temos acesso a Luz de Deus, nos acomodamos no nosso cantinho e nada fazemos para que estas almas perdidas encontrem a verdadeira Luz que emana de deus. Enquanto ocupamos os bancos e os espaços da igreja dizendo: Estou me alimentando da Palavra, outros morrem de fome desta mesma palavra que você se alimenta e não divide. Pois não basta você se alimentar, você precisa dividir o alimento, ou seja, divida o seu conhecimento da Palavra e da verdade de Deus. Você saberia dizer onde você tem sido a diferença na vida das pessoas? Em algum momento da sua vida alguém fez a diferença falando de Deus pra você, te mostrando a verdade e a luz, e hoje, para quantas pessoas você tem falado do amor de Deus para com elas? Alguém pode dizer que conheceu o amor de Deus por que você falou dele para elas? Em outras palavras, você tem evangelizado alguém?
Eis que vem dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir a Palavra do Senhor. (Am 8: 11). Os dia de fome e sede ja chegaram. Você esta disposto a repartir o seu pão e sua água da vida? Multidões fervilham por toda a parte, massas humanas perecem por falta de visão espiritual, gente que talvez jamais ouça a mensagem da salvação de Deus a menos que nós, crentes, conhecedores da palavra, recebamos a visão espiritual das necessidades das massas. Multidões estão com fome e com sede da verdade, e buscam desesperadamente em qualquer lugar e de qualquer maneira, qualquer resposta e frequentemente são enganadas, ludibriadas com todo o tipo de mentira. E nós como que satisfeitos e acomodados nada nos perturba, pois afinal de contas, temos a certeza de nossa salvação pela nossa fé, e o pão e a água da vida não nos faltará, para que nos preocuparmos com os outros? E como dizem por ai: cada um com os seus problemas. Só que no reino de Deus as coisas não funcionam assim. Pois se Deus te concedeu a graça de te salvar e perdoar teus pecados, não foi para que você ficasse acomodado só ocupando banco e espaço na sua igreja. Mas que você mostre a todos quanto puder a salvação. Fale do amor de Deus para seus colegas de escola ou faculdade, do trabalho, do futebol enfim a todos que se achegarem até você. Deus todos os dias nos dá a oportunidade de fazer a diferença na vida de pessoas... não perca a oportunidade... faça a diferença na vida das pessoas.
Já não vemos os nossos simbolos; já não há profeta (Sl 79: 9). Quanto tempo vamos ficar indiferentes a fome e a sede do mundo? Se você não começar apartir de hoje a fazer a diferença, a evangelizar, no juizo fina, quando você se apresentar ao Pai, Ele certamente va te cobrar aquilo que você não fez. Ele vai te perguntar o que você fez com o conhecimente que Ele te concedeu? Para quantas pessoas sedentas da verdade você falou do Seu amor? Quantas pessoas conheceram a Verdade por que você falou a elas da Verdade de Deus? Quanto tempo ainda vamos ficar esperando que o nosso Pastor faça tudo aquilo que também é a nossa obrigação? A evangelização se procede de várias maneiras, e uma delas, e talvez a mais eficaz, é a evangelização pessoal, ou seja, você evangeliza um amigo, que evangeliza outro amigo, e outro... e outro... efeito domonó, entende? Você está aguardadndo um novo profeta? Pois eu tenho uma boa noticia pra você, este profeta ja esta entre nós... eu declaro neste momento que VOCÊ é o novo profeta de Jesus, declare isso pra você eu sou o novo profeta. Vamos levantar do nosso comodismo. Deus te chama para que você saia do seu lugar e venha fazer a diferença na vida das pessoas. Deus hoje te faz a pergunta: Quem enviarei? Quem será por nós? E você pode responder como o prfeta Isaias: Eis-me aqui, envia-me, ou vai ficar acomodado como se nada tivesse com isso?
Ora, se sabeis estas coisas, bem aventuradosbsois se praticardes, (Jo 13: 17). Bem aventurados é aquele que pratica a Palavra, e praticar a Palavra, é transmiti-la a todas as pessoas que tem fome e sede da verdade. Que esta palavra não volte vazia, e que hoje você possa ser cheio do Espírito Santo, e não perca nenhuma oportunidade, fale da Palavra, viva a Palavra e mostre a verdade. Deus lhe dará as oportunidades e também a ousadia para você fazer a diferença na vida das pessoas.
Aos domingos vamos ocupar todos os bancos e os espaços da nossa igreja, vamos nos alimentar da Palavra, e durante a semana vamos ocupar os espaços vazios das pessoas com o amor de Deus, com a Verdade e a Luz de Deus. Vamos alimentar al almas perdidas com o mesmo alimento que alimenta o nosso espírito. E onde houver trevas, vamos levar a luz de Cristo Jesus. É isso que Deus espera de todo aquele que conhece a verdade.... o momente é este, não espere mais... faça a diferença.

Gostaria de receber um comntário seu sobre este artigo, se gostou ou não, quer falar alguma coisa em que te tocou mais? Envie um e-mail para mim, o endereço eletronico é: priemir@gmail.com, ficarei muito feliz em atende-lo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O TESTEMUNHO DIANTE DO CETICISMO

Texto: Atos 17: 16-34:
No tempo de Paulo, atenas não tinha nenhuma importância política ou econômica. Era uma cidade minúscula de uns 5 mil habitantes, porém era um símbolo, um monumento da cultura grega e das religiões pagãs.Havia estátuas de deuses e deusas no Partenom ou em outros templos da Acrópole. Assim como edifícios públicos, comerciais e templos da cidade.Também duas escolas filosóficas se destacavam nesta época: os EPICUREUS e os ESTÓICOS. Epicuro ensinava que o propósito da vida era o prazer e a liberdade da dor, paixões e medos. Por outro lado, o cipriota Zelão, fundador do estoicismo, enfatizava o viver em harmonia com a natureza e também o depender da razão e de outros poderes auto-suficientes. Ambas as escolas destacavam a busca pela paz da mente.Zelão não tinha um conceito panteísta de Deus como ALMA DO MUNDO. No meio de tanta cultura pagã e cética estava Paulo indignado com tantos deuses, deusas, crenças e filosofias.Então Paulo é convidado para explicar melhor que Deus estrangeiro é este que ele pregava nas Sinagogas e praças. E Paulo com sabedoria e ungido pelo Espírito Santo, usa, para pregar o Evangelho de Jesus, fatos pitorescos da cultura local. E Paulo nos mostra que podemos pregar o Evangelho sem passar pelo Antigo Testamento, sem obrigar a ninguém passar pelo conhecimento de toda a Bíblia. Vejamos os pontos principais da pregação de Paulo em Atenas:
1º) O ponto de contato foi a religiosidade: - (v. 22-23) O deus desconhecido, possivelmente é uma referencia ao altar dos 12 deuses em Atenas erigido para assegurar que nenhum deus tivesse ficado de fora da sua adoração.Paulo sabiamente usou este ponto para começar o seu discurso sobre o Deus que fez o mundo, que não é esculpido em pedra ou confinado a algum templo e que controla os tempos e os lugares onde as pessoas vivem.
2º) Deus é o criador e mantenedor da vida: - (v. 24-25) Este Deus do qual Paulo estava se referindo é um Deus pessoal, que se dá a conhecer em meio aos acontecimentos da nossa vida, um Deus pessoal que não é meramente filosofia ou uma religião criada por seres humanos. Este Deus pessoal que Paulo pregou aos atenienses é muito mais que um conjunto de lindas idéias sobre supostas divindades, este Deus pessoal, é o próprio criador de todas as coisas, Ele veio e vem até hoje ao encontro de todo ser humano que é a sua criatura.
3º) O homem criado por Deus, que também sustenta a vida: - (v. 26-28) Paulo diz que Deus trouxe todas as pessoas a existência e que elas só existem por Sua providencia.No mundo antigo os tres grandes mistérios da filosofia e da ciência eram as questões da Vida, Movimento e Existência, e Paulo fala a todos que foi Deus que criou tudo isso.
4º) O homem precisa de arrependimento: - (v. 29-30) Isto é, Deus levou em consideração as limitações do conhecimento deles a seu respeito, mas agora Paulo revelou-lhes a verdade a respeito do Deus vivo. E como todos os povos, eles também são chamados a se arrependerem dos seus pecados.
5º) A Justiça de Deus em Jesus Cristo: - (v. 31) A rejeição pelos atenienses do homem a quem Deus designou resultará em Jesus rejeitá-los de definitivamente com toda a justiça no dia do juizo final. Paulo enfatiza que o chamado ao arrependimento e a fé não é um convite, mas é uma ordem.

APLICAÇÕES PRÁTICAS
1º) Será que nós cristãos conhecemos o Deus que servimos e adoramos? Ou somos como os atenienses, e prestamos culto ao deus desconhecido? Deus apenas se revela verdadeiramente aqueles que O buscam de todo o coração, de toda a alma em oração e humildade na palavra expressa no livro da vida.
2º) Nós temos buscado verdadeiramente uma intimidade com o nosso Deus Pessoal? O Deus pessoal que fez a promessa em Levíticos 26: 12: "Andarei entre vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo". E esta oferta de Deus, só pode se tornar realidade a medida que nós, o seu povo escolhido, cumprirmos rigorosamente a Sua vontade. Pois em todas as afirmações: "andarei entre vós", "serei o vosso Deus" e "sereis o meu povo", nos mostra um Deus pessoal que se aproxima de nós.
3º) Quantas vezes damos graças pela nossa existência? Pela vida que Deus nos concede de graça todos os dias? Esperamos sempre por grandes milagres diariamente, para agradecer, mas esquecemos de agradecer o maior milagre que é o privilegio de estarmos vivos.
4º) Aos olhos de Deus não existe pecado pequeno ou grande, para Deus pecado tem uma só medida e um só peso, se temos algo hoje para pedir perdão, este é o momento, pois amanhã poderá ser tarde demais. Hoje é chamado de "presente", pois é uma oferta que Deus nos dá de graça, como diz a música, "vamos viver o hoje como se não houvesse o amanhã", vamos fazer de tudo para agradar a Deus como se hoje fosse a nossa última oportunidade.
5º) Jamais devemos rejeitar a palavra de Deus, seja ela proferida por quem quer que seja, pois Deus providencia servos para proclamá-la. Por que só a palavra nos traz a salvação, e como Paulo enfatizou em seu discurso aos atenienses o arrependimento e a fé não é um mero convite mas uma ordem expressa de Deus a todos nós.
Caro e amado Irmão (irmã), se ao ler esta meditação Deus tocou em seu coração, se você quer compartilhar sua opinião ou quer abrir seu coração, aguardo seu contato pelo meu e-mail: priemir@gmail.com, escreva com a certeza de total discrição, e com amor estarei disponível a responder e orar com você