sexta-feira, 4 de maio de 2012

A VIDEIRA E OS RAMOS.



Texto: Jo 15: 1-8.
No A.T. Israel é retratado como a videira que Deus tirou do Egito e plantou numa nova terra, mas que muitas vezes havia deixado de dar  os frutos que Deus esperava. Neste texto Jesus deixa bem claro que Ele é a videira verdadeira, e o Pai é o agricultor. Jesus é a videira real, que cumpriu o propósito de Deus onde Israel havia falhado e que criou um novo Israel (os ramos são aqueles que creem nele).
Cada ramo da videira sai diretamente do tronco principal. Quando os ramos são cortados, aqueles que deram frutos são podados a uma distancia de 3 a 6 cm do tronco. Eles permanecem no tronco durante o ano à medida que ele cresce ao seu redor. Então os ramos brotam rapidamente e voltam a dar frutos porem aquele que não deram frutos são cortados pela base e só servem para serem jogados em uma fogueira para serem destruídos. No A.T. estava estabelecido que em certas épocas do ano o povo deveria levar ofertas de madeira ao templo para os fogos dos sacrifícios nos altares, e a Lei determinava de maneira bem especifica que não devia levar madeira de videiras.
Nesta manhã quero fixar este estudo em quatro perguntas bem especificas que podem nos conduzir a uma conclusão final bem pessoal.
A minha primeira pergunta é: Quem é a verdadeira videira para mim? Sim, onde está esta a verdadeira videira? A Bíblia nos fala que a igreja é o corpo de Cristo. Será, então, que a igreja é a verdadeira videira? E nela que eu como um ramo devo me conectar? Sim pois participo de todos os trabalhos que ela nos proporciona. E quando penso que faço parte de quase todos (ou em todos) os departamentos de serviço da igreja, e até tenho trazido pessoas que são inseridas em nosso meio. Então eu estou conectado na verdadeira videira. Amados alguém aqui pensa desta maneira?  Mas quero dizer, e talvez decepcione muitos aqui, mas a igreja não é a verdadeira videira. Quando penso na videira que pode me proporcionar algo, posso pensar em igreja, pois pago meu dizimo e ofertas e em contra partida a videira (igreja) me proporciona o direito de batizar, confirmar, casar e ser enterrado. Mas a verdadeira videira quer nos dar muito mais que simplesmente isso. A verdadeira videira nos chama para ter vida, e vida em abundancia. A igreja é apenas um dos ramos desta videira, assim como cada um de nós, também somos ramos desta videira. Quando Jesus faz a alegoria de dizer Eu sou a verdadeira videira Ele está nos convidando para sermos mais um ramo e fazer parte da vida em abundancia que Ele mesmo já havia dito. Se pensarmos que a igreja é a verdadeira videira, fazemos parte dos ramos secos que não permanecem firmes em lugar nenhum, porque olham para os defeitos da igreja, para as falhas de seus Pastores, falhas de alguns irmãos, então se decepcionam e vão em busca de uma outra videira (igreja), e lá descobrem que esta também tem defeitos e continuam em busca da verdadeira videira, sem nunca encontrarem. Amados, olhem para igreja como um ramo, que tem seus defeitos sim, mas também tem vida, tem seiva que alimenta os brotinhos, como eu e você. Quando olhamos a igreja apenas como um ramo, então deixamos de olhar para seus defeitos, os defeitos da sua liderança, ou para aquilo que eu possa usufruir dela, e começo a fazer parte também deste ramo para que de alguma forma eu também possa frutificar. A verdadeira videira é Jesus, sem máculas e sem defeitos, só Ele é capaz de nos dar vida... A seiva da vida esta nEle e não na instituição chamada igreja.
A segunda pergunta é: de que frutos Jesus esta falando? Com esta pergunta faço outra pra começar a ilustrar: qual é o fruto da macieira? (...) Eu também respondi maçã, mas a maçã não passa de uma guardiã da semente que esta dentro dela. O fruto da macieira é outra macieira muito parecida com ela mesma. Que frutos, nós como ramos conectados a verdadeira videira devemos produzir? Primeiro creio que devemos nascer como sementes, e como ramos, começamos a produzir os frutos do Espírito em nós mesmos. E quais são os frutos do Espírito?  Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra isso não há lei. Nós só conseguiremos produzir os frutos que Jesus diz aqui, quando estes frutos do Espírito estiverem impregnados em nós. Por que então nossos frutos serão semelhantes a nós, que somos semelhantes a videira verdadeira que é Jesus. Não basta eu trazer para igreja 100 pessoas que se batizam, são dizimistas, frequentam todos os cultos e participam de todas as atividades da igreja, se eu não for o exemplo dos frutos do Espírito, se eu não estiver impregnado com os frutos do Espírito. E isso vale para mim, nas atividades que faço na igreja, seja louvor ou participando de atividades na igreja, se eu não estiver conectado a videira, impregnado com os frutos do Espírito eu continuo sendo um galho improdutivo, que cedo ou tarde serei cortado e lançado ao fogo. E quando Jesus diz que todo o ramo que dá fruto precisa ser podado, precisa ser limpo para dar mais frutos, é exatamente isso que acontece, Deus, o Pai agricultor sempre esta nos cortando as asinhas. Poda o nosso orgulho e soberba. Coloca-nos em nosso devido lugar, para que de novo, tenhamos consciência que somos apenas ramos da videira, que sem ela nada somo e nada podemos. Que devemos sempre estar grudados, conectados ao tronco principal, por que quando o ramo adoece, ele conta com a ajuda dos outros ramos, mas é a seiva do tronco principal que dá a cura. Frutos aqui então é nossos discípulos, aqueles nos quais nós, através do nosso exemplo de vida cristã serão nossos imitadores, porque nós somos imitadores de Cristo. Minha pergunta para uma reflexão pessoal: O que as pessoas podem ser imitadoras suas?
A terceira pergunta é: qual é a seiva que alimenta os ramos? Jesus no inicio deste capitulo diz e meu Pai é o agricultor. O agricultor, é aquele que faz a capina pra limpar, aduba, poda, rega e é o que fica com toda a colheita. O adubo aqui além de ajudar no crescimento, possui nutrientes vitais para qualquer planta. Nós como ramos da videira, também precisamos deste adubo e destes nutrientes. Todas as plantas tem uma coisa chamada seiva, que traduz, ou transforma este adubo em nutrientes para o restante da planta, como no ser humano o sangue é responsável por levar o oxigênio e os nutrientes para os trilhões de células espalhadas por todo o nosso corpo. Como aqui estamos tratando em um sentido simbólico, mas ao mesmo tempo muito verdadeiro, a seiva desta videira chama-se Espírito Santo. É ele que transforma este adubo do Pai celestial em palavra que por sua vez se transforma em alimento para nós os ramos, que estamos conectados com a videira. E esse alimento chamado palavra só produz um efeito vivificante quando estamos conectados com a verdadeira videira. Quando todos os ramos estão juntos em sintonia com a videira, então este alimento produz algo que com palavras seria impossível descrever, algo que só experimentando se é capaz de vivenciar. Amados alguém já experimentou esta forma magnífica de se alimentar? Não? Então esta na hora de se conectar a verdadeira videira.
E por último a pergunta é: o que significa permanecer? Tomemos uma analogia humana. Todas as analogias são imperfeitas, mas devemos trabalhar com ideias que já possuímos. Suponhamos que uma pessoa, por si só, é débil. Suponhamos que caiu em tentação; agiu muito mal, encaminha-se para degeneração da mente, do coração e da tempera espiritual. Agora suponhamos que esta pessoa tenha um amigo forte, que ama e se faz amar e suponhamos que este amigo forte resgate a pessoa em questão de sua situação degradada. Há uma só forma mediante a qual a pessoa mais fraca pode manter seu novo estado e permanecer no bom caminho. Deve manter-se em contato com o seu amigo. Se o perder, o mais provável é que sua debilidade o vença; as velhas tentações voltarão a rondar em sua volta e cairá. Sua salvação depende exclusivamente do contato constante com a força de seu amigo.
Permanecer em Cristo significa algo semelhante a isso. O segredo da vida de Jesus foi o seu contato com Deus. Varias vezes se retirava a um lugar solitário para encontrar-se com Deus. Jesus sempre permanecia em Deus. Mesmo deve dar-se entre nós e Jesus. Devemos manter o contato com Ele. Não poderemos fazê-lo a menos que tomemos essa decisão e tomemos medidas necessárias. Não deve passar nenhum dia sem que pensemos em Jesus e sintamos a sua presença.
Tomemos um só exemplo: orar à manhã, embora só seja durante escassos minutos, significa contar com um antisséptico para o resto da jornada, pois não podemos sair da presença de Cristo e fazer coisas más. Para muitos de nós, permanecer em Cristo será uma experiência que jamais poderemos expressar com palavras. Para a maioria significara um contato continuo com Jesus Cristo, significa organizar a vida, a oração, o silencio de maneira tal que não chegara o dia que tenhamos a oportunidade de esquecê-lo.
E para finalizar, devemos notar que nesta passagem se estabelecem duas coisas para o bom discípulo. Em primeiro lugar, enriquece a sua própria vida. Seu contato o converte em um ramo cheio de frutos. Em segundo lugar, dá glória a Deus. Ao contemplar sua vida os pensamentos dos homens se voltam para Deus que o fez assim. Deus é glorificado, como Jesus indicou, quando produzimos muito fruto e quando demonstramos ser discípulos de Jesus. Sem duvida a maior glória da vida cristã e que, por meio de nossa vida e de nossa conduta, podemos da gloria a Deus.
Missionário Emir Vargas