quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ACOLHER A PALAVRA

ACOLHER A PALAVRA
Texto Principal: Tg 1. 21 25. - Referências: Ef 4.22-23; Cl 3. 8-10; I Pe 2. 1; Hb 12. 1.
Em outras palavras eis o que Tiago nos diz: "porque Deus conforme o seu querer nos gerou... Para que fossemos como primícias da sua criatura, agora acolhei com mansidão a palavra, porque a ira do homem não produz a justiça de Deus, acolhei com mansidão a palavra".
O primeiro é o motivo, o segundo o motivo negativo. Porém, ambos os motivos são importantes.
A Escritura é um espelho que reflete a carência da graça que a alma tem. Ela revela o nosso verdadeiro caráter. A imagem do tirar a roupa velha e colocar algo novo é bem conhecida na igreja primitiva (ler referências ). Aqui as peças a serem tiradas são as impurezas e o acumulo de maldade. O acumulo de maldade quer dizer super abundância, a profusão do mal, descrevendo assim o pecado na sua multiforme aparência, que cerca o cristão, tentando-o e seduzindo-o.
Estas são as coisas que o cristão deve tirar, jogar fora. Só que uma ordem dessas não faria sentido nenhum sem a sua segunda parte. Algo tem que tomar o lugar daquilo que foi jogado fora. E o que deve tomar o lugar do mal? É a palavra implantada. Enquanto o pecado, uma vez consumado tem como resultado a morte, a palavra acolhida com humildade, com prontidão para ouvir, aprender e obedecer, é poderosa para salvar, conforme o verso 21.
Acolher a Palavra implica em praticá-la: Tiago passa então a explicar o que significa Acolher a Palavra com mansidão. Não significa ser realmente ouvinte da palavra, ou aluno que sempre aprende mais e mais. A pratica da Palavra é a prova de que acolhemos em nosso intimo todos os cultos e todos os estudos Bíblico.De nada adianta tudo isso, se a Palavra não for posta em prática. Tiago adverte de novo: PERIGO! ENGANO POSSÍVEL1
O contraste é com aquele que vai estudar a Palavra com perseverança, tornando-se operoso praticante. Ser um operoso praticante significa muito mais do que fazer uma ou outra coisa que se acha agradável. Deus vai cuidar de tornar bem sucedida a pessoa que praticar a Sua palavra, segundo tudo aquilo que ela fizer.
Que Deus possa nos abençoar, que nos capacite a sermos operosos praticantes da Sua Palavra, e que onde a planta de nossos pés pisarem sejamos luz para os homens que vivem em trevas.