segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UMA VISÃO DA MISSÃO NO LIVRO DE AGEU.

CAPÍTULO 1:
O capitulo 1 do livro de Ageu, começa com uma severa exortação de Deus a seu povo.
Judá havia retornado do cativeiro e com muito esforço e animo começou a reconstruir o templo. Lamentavelmente este zelo acabou logo; o interesse dos que regressaram estava somente em reconstruir suas próprias casas.
Nos versos 2-4, existe uma admoestação severa: Deus repreende-os pelo seu adiamento, sua indiferença no trabalho para com Ele. Qual foi a causa disso? O egoísmo. Pensavam apenas em seus bens, porém a casa e a honra de Deus era-lhes indiferente.
E nós? Quantas vezes nos esquecemos do nosso chamado pelos nossos próprios interesses? Quantas vezes deixamos de fazer a obra de Deus pelo egoísmo existente em nosso coração? E quando fazemos a obra, muitas vezes a fazemos para a nossa própria honra e glória e nunca pela honra e gloria de Deus.
Nos versos 5 e 6, Deus mostra-lhes as conseqüências: Ele lhes diz: reflitam e pensem: vocês tiveram benefícios? Deus pode abençoá-los? Vocês não fracassaram em tudo? Perguntem pela causa. Vocês fizeram tanto para Deus quanto fizeram para si mesmos?
Olhando para nossa própria vida, a pergunta é: como tem sido nosso comportamento diante daquilo que Deus quer de nós? Nossas atitudes tem nos trazido algum beneficio? O que temos feito para Deus e na mesma proporção que fazemos a nós mesmos? É hora de começar a pensar mais nas coisas de Deus do que em nós mesmo.
Apartir do verso 8, a ordem de Deus é muito clara, Ele manda agir. Precisamos pensar, onde vamos chegar se continuarmos fazendo as mesmas coisas que estamos fazendo até agora. Se quisermos obter o agrado de Deus e novas bênçãos, precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, começar o trabalho imediatamente.
Judá não colocou Deus em primeiro lugar. Em Mt 6: 33 nos adverte a buscar, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisa nos serão acrescentadas. Foi por esta razão que Judá, não recebeu as bênçãos. A mensagem para missão neste capitulo de Ageu, e seu apelo é: quem não coloca Deus e sua causa em primeiro lugar sofre muitos danos.
Porem muitas vezes nossas vontade de colocar Deus em primeiro lugar deixamos de ser uma ajuda e nos tornamos um obstáculo para a obra de Deus. E é sobre isso que o capitulo 2 de Ageu nos fala.
A pergunta é: somos uma ajuda ou um obstáculo? Vamos falar dos homens que impediram a obra.
Primeiro eram os inimigos de Israel, em Ed 4: 4, 23-24, lemos que as pessoas da terra desanimavam o povo de Judá, inquietando-os no edificar e também homens armados forçara a paralisação da construção do templo. Quem são os nossos inimigos que nos desanimam e nos fazem parar e muitas vezes até voltar para nossa vida antiga?
Segundo, os desanimados eram do próprio povo de Israel, e o desanimo veio pelo pouco progresso. Também pelo egoísmo, que havia em seus corações, fez com que edificassem primeiro as suas próprias casas. E como não poderia deixar de ser, a desculpa era: Não veio ainda o tempo em que a casa di Senhor deve ser edificada. (Ag 1: 20).
Aqui cabem algumas perguntas pertinentes: qual é o desanimo que nos impede de nos entregarmos definitivamente a Deus e sua obra de salvação? Qual é o nosso principal egoísmo que nos faz pensar primeiro em nós mesmo, para depois, se sobrar um tempinho eu penso em Deus? Qual é minha principal desculpa para não dizer o “SIM” para o Sr Jesus e recebê-lo como meu único e suficiente salvador?
Ageu animou-os com a palavra de Deus e mostrou, ao mesmo tempo, que Deus reteve sua benção, porque negligenciaram a sua obra, Deus disse através de Ageu: Considerai o vosso passado. (Ag 1: 7).
Eu quero citar duas motivações ditas pelo próprio Deus em vários momentos da Bíblia:
- “Eu estou convosco. (Ex 3: 12; Js 1: 5-7; Jz 6: 14,16; Mt 28: 20).
- “Sede fortes”. (vs. 4-5; Ef 6: 10; 1Co 16: 13; 1Jo 2: 14).
A esperança dos fieis esta sempre no Senhor. Ageu transmitiu sete promessas ao povo, e que estas promessas sirvam para todos nós que estamos dispostos a entregar toda a nossa vida e tudo o que somos nas mãos de Deus. As promessas são:
1 – Eu sou convosco. (v. 4).
2 – Meu Espírito habita no meio de vós. (v. 5).
3 – Abalarei o céu e a terra. (vs. 6-7).
4 – Todas as nações virão a Israel. (v. 7).
5 – Deus promete riquezas. (v. 8).
6 – A sua gloria enchera o templo. (v.7).
7 – Deus lhes dará sua paz. (v.9).
Este chamado e estas promessas é para todos os que aceitarem Jesus como o mestre de suas vidas, que O aceitarem como único e suficiente salvador de suas vidas.

O QUE O SERVO DE DEUS NECESSITA

Texto principal: 2Rs 4: 8-11.
A sunamita preparou um quarto para Eliseu onde se encontra quatro objetos: Cama, Mesa, Cadeira e Candeeiro.

1. A cama é um símbolo que nos fala de nosso descanso em Cristo – em Mt 11: 28, Jesus nos diz: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Muitas vezes nos sentimos cansados não só em nossos esforços físicos, mas também o nosso lado espiritual principalmente. Quando nos sentimos oprimidos, por inveja, ciúme de pessoas que deveriam nos abençoar. Somos muitas vezes, atacados em nosso trabalho pelo fato de nos declararmos oficialmente “cristãos”. Pessoas que de alguma forma conspiram contra nós. Também, nossos próprios erros, pecados, iras e muitas vezes magoas que mal resolvidas nos tornam cansados, estressados, a ponto de muitas vezes nos bater um desanimo e uma vontade de desistir. Mas o importante é não nos deixar abater, e olhar para cruz de Cristo e saber que é lá que esta o nosso descanso. A nossa cama para o repouso e o alivio de nossas feridas internas, são os braços de Jesus sempre abertos para nos aliviar e nos fazer descansar.

2. A mesa é o símbolo da nossa comunhão com Cristo; no Salmo 23:5 diz: “prepara-me uma mesa na presença de meus adversários, unge-me a cabeça com óleo; meu cálice transborda”. E também em Jo 21: 12 Jesus convida seus discípulos a comer com Ele.
O que eu aprendo com isso que alem de Jesus aliviar o nosso cansaço, Ele ainda nos convida a sentar em sua mesa e a Cear com Ele. E nos coloca diariamente o alimento sobre a nossa mesa, não só o alimento material, mas também o espiritual. Depende de nós tomarmos ou não este alimento e fazer bom uso, lendo a Bíblia e compartilhando o amor de Deus com as pessoas mais próximas a nós.

3. A cadeira, do Mestre, do professor. A cadeira é o símbolo do ensino. No evangelho de Lucas 10: 39 diz: “tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos”. Uma vez eu li ou ouvi a seguinte frase: “a posição mais alta que um homem pode chegar, é quando dobra os joelhos para orar”. Talvez tenha sido Sto Agostinho que tenha dito isso, mas enfim, esta frase engloba grandes verdades – não há posição mais alta do que a de se assentar aos pés de Jesus e aprender dEle. É dispensar tempo para ler, e refletir nos evangelhos, e em cada capitulo ou versículo poder ouvir a voz suave de Cristo nos ensinado. É por alguns momentos esquecer o mundo que nos rodeia. Aprender com Jesus, viver com Jesus e praticar tudo o que aprendemos. Muitas vezes, nós entendemos tudo o que Jesus nos ensina, mas nos falta o praticar, o nosso orgulho, nossa soberba e a nossa pseuda-capacidade nos impede de praticar aquilo que Jesus nos ensina.

4. O candeeiro é o símbolo do testemunho – Jesus nos fala em Mt 15: 14 que um cego não pode guiar outro cego, pois ambos cairão no barranco; e em Fp 2: 15 Paulo nos exorta para sermos incorruptíveis, sinceros, inculpáveis, irrepreensíveis para podermos ser testemunhas em meio a um mundo cheio de perversão, pecados e corrupções. Em meio a tudo isso devemos refletir a luz de Deus neste mundo perdido. Como agente faz isso? Tendo um coração, longe da inveja, do ciúme, tendo um coração que ama e que abençoa. Boca sempre pronta para edificar e não amaldiçoar com criticas, com insinuações maldosas, pensamentos sempre puros e voltados para fazer o bem.tendo, enfim uma vida na qual podemos ser benção para os irmãos, mesmo aqueles que ainda não pertencem a Família de Cristo. E finalmente, devemos viver plenamente os ensinamentos de Jesus.
Fica uma pergunta a todos nós: temos aliviado a carga de nossos irmãos?
Temos aliviado os cansados com palavras de animo, conforto e amor?
Temos alimentado os famintos não só com pão material, mas também com a palavra da vida que vem de Deus através de seu filho Jesus?
Temos aproveitado nosso tempo ocioso para ouvir os ensinamentos de Jesus através da Bíblia?
O nosso testemunho é compatível com aquilo que temos aprendido de Jesus, ou seja, vivemos plenamente o que ensinamos?
Em Cristo achamos a Paz e o descanso e tomamos sobre nós o Jugo do serviço. Agora estamos em comunhão com Ele, assentados à sua mesa e testemunhamos daquilo que experimentamos. Deixo aqui para finalizar um versículo de 1Jo 1:3 que diz: “o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com O seu Filho Jesus Cristo”.
OREMOS