segunda-feira, 19 de novembro de 2012

BECO SEM SAÍDA.


Texto: Êxodo 14: 1-14.
         Presos entre o mar e as montanhas, com água pela frente e o exercito do Faraó vindo ao encalço deles, estavam literalmente num beco sem saída, os israelitas enfrentaram seu primeiro grande teste de fé. E entraram em pânico, clamando a Deus e acusando Moisés de traição. Neste texto aprendemos lições praticas que nos ensinam como podemos tirar proveito das situações quando estamos num beco sem saída.
1. “Beco sem saída” é o lugar que às vezes Deus nos leva – (v. 1-4a):
Mediante a uma ordem especifica (v.1-2) – Deus ordena Moisés a que diga ao povo que mudem de rumo. Quantas vezes nós recebemos esta mesma ordem: “Mude o rumo”, isso pode ser mudar de emprego, de cidade ou deixar nossos projetos atuais e pensar em novos projetos. Mudar o rumo significa deixar de fazer o que estamos fazendo e começar algo novo, diferente, desafiador e muitas vezes fazer aquilo que nos desagrada, que não nos sentimos capazes de fazer.
Para seus próprios propósitos (v. 3-4a): Deus diz que endurecerá o coração de Faraó para que o povo egípcio saiba que Ele é o Senhor. A minha pergunta é: e nós, sabemos que Ele é o Senhor? Muitas vezes não compreendemos plenamente quais são os propósitos de Deus para nossa vida. Nos debatemos buscando os nossos próprios sonhos e projetos. Um dos propósitos de Deus em nos levar a um beco sem saída é exatamente esse, para podermos descobrir quais são os Seus propósitos para nossa vida.
2. “Beco sem saída” é o lugar que Deus nos prova – v. 4b-9:
No caminho da obediência – (v.4b): Mesmo sem entender nada o povo israelita obedeceu. O nosso grande problema é obedecer. Sempre queremos explicações, procuramos entender os mínimos detalhes, enfim, antes de obedecer queremos saber o que ganhamos em troca desta obediência.
Permitindo que nos sobrevenham circunstâncias difíceis (v. 5-9) – sempre que nos encontramos numa situação difícil, tentamos de alguma forma encontrar culpados por isso. No caso dos israelitas, o culpado era Moisés. Em nosso caso, sempre são os outros que erraram e proporcionaram esta situação, não conseguimos olhar a nossa volta sem procurar culpados. Mas também é o lugar perfeito para provar realmente nossa fé. Nos dá a oportunidade de realmente saber onde esta a nossa dependência, onde depositamos verdadeiramente nossa confiança, se é em Deus ou em nós mesmo.
3. “Beco sem saída” é o lugar em que às vezes falhamos com o Senhor – (v. 10-12):
Por nossa falta de fé – (v. 10) – quando estamos num beco sem saída nem percebemos que a primeira coisa que se enfraquece é a nossa fé. Perguntamos por que Deus permite tamanho sofrimento em nossa vida. Gastamos nossas energias focando muito mais no problema do que na solução. Sim eu sei que na pratica é mais difícil olhar pra solução. Por isso quando tudo parece perdido, pare e descanse em Deus, este é o primeiro passo para o aprendizado, descansar em Deus.
Quero fazer um parêntese neste ponto e lembrar outro texto onde um profeta teve uma atitude semelhante com algumas atitudes que tomamos por falta de fé, com um detalhe, ele foi chamado por Deus para ser seu profeta entre o povo rebelde. Estou falando de Elias. Em 1 Rs 19: 8-17 – quando Elias estava sendo perseguido por Jezabel e seus profetas de Baal, ele temeu muito e entrou em uma caverna. O medo faz isso conosco! Faz com que entremos na nossa caverna interior e fiquemos ali, inativos, desanimados, frustrados, pensando que tudo o que fizemos não valeu a pena, e começamos a permitir que um espírito de covardia e morte assole a nossa alma. A voz de Deus para Elias foi: “Sai e Põe-te neste monte perante o Senhor”. Deus não queria que Elias anulasse o seu chamado pelo medo. É Deus quem nos faz seguir adiante, em detrimento de nossas dificuldades. Paulo em Rm 8: 31b diz: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Elias quando saiu da caverna, ele ouviu um grade e forte vento, depois um terremoto e ainda fogo, mas Deus não estava em nada disso. Ele estava em uma voz suave e delicada. É assim que o Espírito do Senhor age em nossos corações: com voz suave, delicada com paz no nosso coração. Nossas aflições e angustias, no nosso desespero o nosso “barulho” não manifestam a presença de Deus. O salmista, no Salmo 23 nos adverte a ir para águas tranquilas. Não se esconda! Não tema! Somente o Senhor refrigera a nossa alma. Aquiete o seu coração e descanse com Deus.
Por nossas reclamações(v. 11-12): as queixas rebeldes de Israel, contra a liderança de Deus são um tema continuo em todo o livro de Êxodo. E podemos dizer que e nossa vida também é mais ou menos assim, às vezes mais pra mais e outras vezes mais pra menos. Mas na maioria das vezes estamos em uma briga danada com Deus, como se Ele pudesse submeter sua vontade à nossa. Parece que nunca estamos satisfeito com nada. Se temos queríamos mais, se não temos reclamamos por não ter.
4. “Beco sem saída” é o lugar em que Deus nos ajuda – (v. 13-14):
No momento certo - (v. 13): no ponto crucial do livramento de Israel, eles tinham que a ver que a salvação deles era inteiramente de Deus. Ao levar Israel até esse impasse desesperador, encurralados entre carros de combate de Faraó e o mar, Deus preparou o cenário para exibição crucial de seu poder salvador. Quando nos encontrarmos em um beco sem saída, precisamos apenas ficar quietos, Deus agirá no momento certo, nem antes e nem depois, tudo esta preparado. O Salmo 46: 10b nos diz: Aquietai-vos que eu sou Deus.
Tomando o controle – (v. 14): quando chegar a hora Deus lutará por nós, quando deixamos Deus agir, confiando em seu poder e em sua graça salvadora, então podemos nos aquietar verdadeiramente e ter certeza de que Ele o nosso Deus, que cuida que perdoa e que salva.
Eu creio neste maravilhoso Deus que nos coloca num beco sem saída, para nos ensinar e também nos fortalecer na fé, no nosso crescimento espiritual e na certeza da nossa total dependência nEle, e no Seu amado Filho Jesus.
Que Deus nos abençoe e nos capacite a sermos fortes quando nos depararmos num beco sem saída.

Pregação feita no culto do dia 21 de novembro de 2012, ás 19:30h, na Paróquia Apóstolo Pedro - IECLB, em Jaraguá do Sul  - SC