quinta-feira, 20 de agosto de 2009

LIDERANDO ESTA GERÇÃO NO LAR E NA IGREJA
Editado por Emir e Priscila Vargas
Queremos iniciar esta compêndio com o que Jesus nos diz em Mt 18. 1-14, noqual, entre outras ensinamentos, ele adverte: "Não é da vontade do Pai que nenhum dos pequeninos pereçam", e, "Ai daquele que fizer um dos pequeninos tropeçar". Há uma cadeia responsável pela educção tanto ética,moral e espiritual na vida de uma criança,uma união de forças para que nenhuma das pequena ovelhas do Bom Pastor tropecem ou se percam sendo devoradas por lobos ferozes e famintos.
A responsabilidade pela vida dos pequeninos começa, impreterivelmente no lar, no convívio familiar, pois são os pais, os resposáveis pela formação do caráter e pela intregridade física, moral e espiritual, que se inici no ventre materno até a sua maturidade.
É no aconchego familiar que a criança da os seus primeiros pasos na direção daquilo quelhe é ensinado através da palvra, porém, muito mais os exemplos, atitudes e gestos que a cercam, com as formas de carinho e amor, atençaõ dedicada a ela, ou o oposto: a violência, o descaso, o abandono e ao sbstituir o tempo junto a ela por programas de tv, computador, video games, entre outros. Tudo o que ela ouve, vê e sente, influenciarão na formação do seu caráter.
Deuteronômio 11. 18 e 21, fala da responsabilidade dos pais em educar seus filhos na Palavra. Deus promete que os dias ensinados nas coisas divinas, serão de paz na terra. É imprescindível falar do amor de Deus, da Sua justiça e da Sua graça, imprimindo desde a infância a palavra do Senhor em seu coração, porém, muitos pais cristãos se omitem damissaõ de evangelizar seus filhos por acreditarem que send eles convertidosconseqüentemente seus filhos também serão. Toda a criança se encontra debaixo da graça de Deus, mas chegara um momento, em que ela terá condições de fazer a sua própria escolha, sendo, justamente nessa ocassião que os ensinamentos compartilhados pelos pais ou negligencia e omissão terão impactos diretos na decição em receber Cristo comoSenhor e Salvador, tornando-o parte integrante e pessoal de sua vida,ou a influencia e os valores mundanos incide sobre ela e a levarão escolher e a optar pelo mundo.
Provérbios 22.6 traz um conselho que também serve de advertência: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, para que não se desvie quando crescer". Tudo quanto lhe for ensinado durante sua infância, será gravadopor toda a vida. Quando os pais assumem a sua missão com responsabilidade e o fazem de forma criterios, ensinando sobre Deus coma sua vida, estudando os princípios bíblicos, ministrando através da oração, construindo relacionamento de amizade e realizando o culto doméstico, dificilmente perdem o filho, se porém, o filho optar por outro caminho os pais não sofrerão a dor do arrependimento.
Quanto à igreja está a responsabilidade de atender as necessidades espirituais das crianças na continuidade do processo de evangelização e discipulado destas vidas preciosasaos olhos de Deus.
O Ministério Infantil precisa ser resgatado na visão da Igreja. A ordem de Cristo para apascentar os cordeiros prove o incentivo à Igreja,de atender às suas necessidades por educação, companheirismo, adoraçõa, mordomia e empenho missionário.
Espera-se que nas classes bíblicas das Igrejas as crianças aprendem verdades da Bíblia, e que sejam ensinadas de acordocom as suas necessidades e características próprias da idade.
As crianças precisam ter uma referencia. O professor é um ajudador dos pais na tarefa da educação cristã, que é a mais importante de todas. O alvo do ministério infantil deve ser: "criar a imagem de Jesus nas crianças".
A Igreja que valoriza e respeita as crianças, demonstra isto através do espaço e investimento que dedica a eles, envolvendo-as no corpo de Cristoantes que o mundo as envolva em seu sistema stânico.
O principal objetivo deste ministério é ensinar a plavra de Deus, tendo Jesus comoponto principal de seu ensino, visando a salvação e o crescimento espiritual do aluno, desdecriança até a fase adulta. Através deste ensino, tranformar a vida das crianças. Vida esta que deve expressar no meio em que vive, a fim de levar Cristo a outros, visando o crescimento do reino de Deus.
Nossas Igrejas devem estarmotivadas a investir no ministério com crianças, pois os resultados são eternos. É necessário avaliar as prioridades, os nossos alvos, os métodos, iniciando com uma reflexão sobre a educação cristã infantil com base no esino eficiente. Ver o bom e avaliá-lo e ver se é possível melhorá-lo,para alcançar a meta e o alvo principal: formar o Caráter de Jesus nas crianças.
Os propósitos e sonhos de Deus vêm se cumprindo nesta geração de pequeninos.Deus ordenou a Israel que ensinasse a palavra de Deus aos seus filhos e aos filhos de seus filhospara que viessem a temer Deus.
"INCULCAR" vem do hebraico "lamad" e significa imprimir. A ordem de Deus era que a SuaPalavra, a Sua Lei e Seus Mandamentosfossem impressos nas crianças,e esta impressão deveria ser feita enquanto estivessem sentados, andando, levantando-se ou deitando, ou seja, durante todo o dia a palavra de deus deveria ser ensinada, isto é, impressa em seuscorações. este ensino é lindo, mas ao mesmo tempo um grande desafio. Deus estabeleceu a família e a Igreja, ambas com autoridade e unção para ensinar e fazer discípulos. Este discipulado se dá através do ensino. A Palavra de Deus nos mostra que Jesus cresceu em estatura e á medid que cresci, se enchia de sabedoria, e a graça de deus estavasobre Ele. O mesmo aconteceu com o profeta Samuel (I Sm 2.26) e com Timotéo (II Tm 3.15).
A nós, lideres, Pastores, pais, professores e mestres foi-nos dada à ordem para ensinar os preceitos, estatutos e os princípios da Palavra de Deuspara esta gração de pequeninos>