sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CONVERSÃO E CULTURA
Trabalho apresentado para o módulo 4511-01 "Introdução à Antropologia Social" - Prof. Maicon - Elaborado pelos alunos: Emir Vargas, Ivanir Godiemski e Velton Andrade. FATV, 2009-08-14 - Curitiba- PR.
Para podermos falar claramente sobre este assunto, bastante complexo, primeiro temos que responder duas, principais perguntas existentes:
1ª- Qual o efeito na cultura dos novos convertidos?
2º- Qual o efeito da nossa cultura na vida dos novos convertidos?
Não podemos encarar a conversão simplesmente como uma crise, pois ela não é necessariamente uma crise. A conversão, antes de tudo, é um processo onde a experiência cristã é necessariamente marcada pela cultura.
A conversão é a parte integrante da renovação iniciada por Deus, e que será conduzida a um clímax triunfante quando o Senhor Jesus retornar em sua Glória.
Quando acontece a conversão ocorre, invarievelmente, uma ruptura com o passado, o que geralmente é muito doloroso, pois a conversão nos trás a certeza do pecado e da vida pecaminosa que até então nos encontrávamos. Porém com a transformação por meio do Espírito santo, vem a paz e a certeza da salvação que traz ao convertido a alegria.
Quando há conversão sincera, ha também uma mudança em relação à lealdade. Aquilo que antes faia sentido (deuse, ídolos e outros senhorios), e que tinha domínio sobre a vida do converso, já não faz mais nenhum sentido, pois Jesus assume a direção de sua vida e passa ser o Senhor e Governate dela.
Quando o novo convertido aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador, é desafiado a produzir frutos dignos do seu arrependimento, conforme está escrito no evangelho de Mateus capítulo 3.8: "Dêem fruto que mostre o arrependimento."(NVI), e isso trás mudança de comportamento ético e moral. Tanto a mente como a vontade do convertido passa a submeter-se à vontade e obediência a Cristo.
A conversão não acontece apenas no interior do individuo, mas também no meio em que vive. Portanto deve-se evitar o máximo, sair do meio em que vive, mesmo que isso seja doloroso, mesmo por que agora ele viva em uma nova humanidade de Deus, saindo de uma humanidade caída.
Nossa obrigação como missionários em uma outra cultura, é deixar claro ao convertido de que ele precisa ter consciência que a transferência de um grupo para outro não significa que ele será segregado do antigo grupo, apenas eleserá espiritualmente distinto em meio ao grupo, ou seja, é lá que ele deverá ser "sal e luz".
O nosso objetivo também é, inserir o novo convertido em um novo espírito, em uma nova forma de vida, uma nova comunidade e em uma nova missão, sem que com isso haja uma ruptura radical com o meio em que vive, sua cultura, pois "a conversão não desfaz, ela refaz". Sua lealdade passa agora a ser so Senhor Jesus.
Todo confertido passa, necessariamente, por três estágios:
1º- Rejeição: Quando se vêemcomo "novas criaturas em Cristo" e rompem radicalmente com o seu passado, e às vezes até com a sua própria cultura;
2º- Adaptação: Quando descobrem sua herança étnico-cultural, e vem a tentação de associar sua fé cristã comessa herança;
3º- Reestabelecimento da identidade: Quando finalmente há um desenvolvimento equilibrado em Cristo e na sua cultura.
A partir da conversão real a pessoa pasa ter pleno conhecimento do poder do senhor Jesus, sendo este, superior a tudo e a todos os outros deuses.
Acreditamos que a conversão não deveria ser apena na forma individual, mas que ela possa ser também em grupo, e, preferencialmente em grupos familiares. pois a Bíblia tem inúmeros relatos sobre este tipo de conversão que começa no A.T., continua no N.T. e perdura até os dias de hoje, onde grupos familiares têm suas conversões e seus batismos.
Também é bom ressalter que raramente a conversão aconteça subitamente, claro que isso pode acontecer. Porém acreditamos que a conversão aconteça gradualmente. Quando há uma discussão sobre conversão súbita ou gradual, podemos dizer que isso é apenas uma disputa de palavras: Justificação e Regeneração, sendo que a primeira leva a um novo status e a segunda a uma nova vida. E a conversão não acontece sem a nossa ação.
A conversão verdadeira, deve envolver transformação e regeneração completa no individuo. Assim com também a renovação na mente e no caráter, conforme Paulo nos fala em Rm 12. 1 e 2> Porém é um processo que nem sempre ocorre como deveria ocorrer, pois muitas pessoas se desviam dos caminhos do Senhor Jesus quando perdem o encanto pela igreja, e outras devido as pressões que são submetidas pela vida secular ou da sua antiga cultura.
E para finalizar queremos deixar claro que a conversão é sempre uma experiência complexa, e que quando a Bíblia usa a linguagem "VOLTAR-SE", ela é usada de diferentes maneira e em diferentes contextos. Mas o importante é salientar que o compromisso pessoal com Jesus Cristo é essencial. Nele encontramos salvação, uma vida nova e uma identidade pessoal. Temos certeza que a conversão, precisa necessariamente, resultar em novas atitudes e ralações. Precisa levar a um envolvimento responsável em nossa igreja, em nossa cultura e em nosso mundo. E para concluir, a conversão é uma jornada, uma peregrinação, com novos desafios, novas decisões e novos retornos ao Senhor Jesus como constante ponto de referencia até que Ele volte.

domingo, 9 de agosto de 2009

A Vida Nova


Texto principal: Rm 12. 1, 2.
Ao meditar nesta palavra Deus deixou bem claro que é chegado o tempo da transformação... e esta transformação acontece, bem como acontece nas borboletas.... 1º uma feia, e por vezes, perigosa lagarta, e isto simboliza a nossa vida em pecados. Depois vem o casulo, que representa o nosso aprendizado através do discipulado, nossa busca pelo amor verdadeiro de Cristo; e finalmente então surge uma bela borboleta que significa a nossa vida com Jesus, nossa caminhada com Ele, seguindo seus passo e seus exemplos. Amado irmão, você já alcançou esta maturidade? O que esta faltando para você alcançar esta maturidade?
Ao meditar nestes versículos ... muito conhecido de todos... Deus falou muito claramente em meu coração que Ele não deseja seus amados filhos em pedaços, Ele os quer inteiros. E para sermos verdadeiramente inteiros, o apóstolo Paulo nos ensina aqui alguns fatores básicos para o nosso crescimento espiritual. E aqui, meus amados, eu aprendo quatro coisas fundamentais para o nosso crescimento e maturidade espiritual.
- A primeira coisa que eu aprendo é: O centro da questão é a mente renovada - A base do que somos e do que devemos fazer é a misericórdia de Deus. Tornei-me cristão pela misericórdia de Deus, e pratico a Sua vontade pela mesma misericórdia. Vamos sendo transformados pelo amor ao próximo, e sustento para aqueles que não conseguem se sustentar neste mundo de pecados. A doutrina da graça nos leva a uma vida motivada pela gratidão.
- A 2ª coisa que eu aprendo, é quando Pulo nos diz no v. 1b: Apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo - Quando, verdadeiramente entregamos a nossa vida a Jesus, começamos a fazer parte de um único povo de Deus, onde não é mais preciso fazer sacrifícios, pois o maior sacrifício Jesus j´fez na cruz do calvário. O sacrifício que nos resta é o de uma reação agradecida. "Corpo" significa pessoa em sua inteireza, como indivíduo que vive seu corpo físico, ou seja, nós cristãos somos capacitados a entender, pensar e praticar a vontade de Deus... isto é, quando queremos. Oferecer o corpo a Deus para a pratica da justiça. E esse processo se desenvolve através da renovação da mente, isto é, acontece conscientemente, requer atos de pensar e querer... pensar, todos nós pensamos... o problema reside em querer.
- A 3ª coisa que eu aprendo é quando Paulo diz: Vosso culto racional - Paulo chama todo esse processo de "culto racional" - o pensar e o querer. " Culto racional" era um conceito bem conhecido na época. Paulo se referiu a um tipo de adoração a Deus que corresponde a natureza de Deus¹. Esta adoração é "racional", mas não necessariamente, mas em todos os casos corresponde aquilo que consideramos racional por meio de nossa razão.
- E finalmente Paulo nos ensina no v.2a: Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente - A nossa atitude mental deve ser determinada e remodelada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito Santo e pelos interesses da vida que virá. Somente através dessa renovação santificadora nos tornamos sensíveis o bastante para PROVAR (discernir) o comportamento que esta em consonância com a vontade de Deus em cada situação. Mas o cristão em quem o Espírito Santo faz habitação tem a capacidade de entender e pensar a vontade de Deus, não somente numa forma teórica, mas na sua experiência. Porém a vontade de Deus, que muitas vezes é o grande problema para nós, recebe aqui três carcteristíca fundamentai:
1ª ELA É BOA: Qual é o Pai, que , tendo o seu filho fome lhe dá pedra ou escorpião? Que dirá Deus.... mesmo quando não entendemos a vontade e Deus, ela sempre é boa. Até por que não temos o direito de questionar as coisas de Deus.
ELA GRADA A DEUS: Toda a vez que ouvimos a voz de Deus e a obedecemos, sem questionar, Deus se alegra conosco mas ao contrário apenas entristecemos o Seu coração.
E EM 3º ELA É PERFEITA: Como citei anteriormente, mesmo que não entendamos o "porque", no futuro acabamos percebendo o quanto foi bom e agradável obedecermos a Deus, pois o resultado final desta obediência é maravilhosa, ela é perfeita.
A vida cristã recebe sua direção, não pela opinião pública, nem pelos desejos pessoais, mas pela vontade de Deus.
Em apenas dois versículos Paulo resume em poucas palavra tudo o que tem a dizer sobre a vida cristã. Eu te desafio a ler o restante deste capítulo e mais o capítulo 13.
E para finalizar gostaria de fazer algumas perguntas par você amado irmão, amada irmã:
1º) O que esta faltando em sua vida para que você possa fazer a vontade de Deus?
2º) Algo em você que impeça Deus transformar verdadeiramente a sua vida?
3º) Existe algo que incomoda o seu coração e que precisa ser retirado de lá?
4º) Existe alguma mágoa, rancor ou orgulho? Falta liberar perdão? Ou quem sabe pedir perdão para alguém?
Baixe a sua cabeça, coloque-sena presença de Deus... Deixe o Espírito Santo de Deu invadir o seu coração..examiná-lo.... se hoje você entrou aqui pensando que a sua vida esta aos pedaços,que não tem mais saída, saiba que nesta noite Deus quer restaurar, transformar a sua vida, Ele quer deixar você inteiro.
Eu te convido meu amado,minha amada a dar um passo decisivo... um passo de fé... saia do seu lugar... entregue tudo, toda a sua vida a Deus, só Ele pode reconstruir a sua vida, sarar as suas ferida... Ele quer você inteiro. Hoje é o dia da transformação da sua vida.... venha entregar o seu fardo para Ele, para que a partir de hoje ao ouvir a voz de Deus você possa fazer a Boa, a Agradável e a Perfeita vontade de Deus.
Pregações Projeto Missionário em Petrolina- Pe - Janeiro de 2008, e na Igreja Batista de Quatro Barras - Janeiro de 2009


¹Bíblia de Estudo de Genebra ARA
Este blog com o objetivo de semear a Palavra de Deus em todos os lugares, em todo tempo