quarta-feira, 18 de julho de 2012

LIÇÕES DE JOSÉ PARA NOSSA VIDA.


O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, por ventura, homem como este, em que há o Espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Visto que Deus te fez ver tudo isso, ninguém há tão ajuizado como tu”. (Gn 41:37-39)
A historia fantástica de José é conhecida de todos nós. Em algum momento de nossa vida lemos sobre ela, ou ouvimos uma pregação enaltecendo vários pontos da vida de José. Como seu pai Jacó o amava de maneira diferenciada dos demais filhos. E de como seus irmãos eram incomodados por esta diferenciação, e de como planejaram se livra de José.
José pode ser considerado um dos maiores sonhadores da Bíblia, e de como nunca desistiu de seus sonhos, ou melhor, como nunca deixou de acreditar que Deus realizaria todos estes sonhos em sua vida.
Nesta noite quero trazer um estudo sobre os pontos fortes e êxitos na vida de José, também em suas fraquezas e erros e finalmente extrair algumas lições para a minha vida e também para a sua vida. Nosso versículo chave é o 38 que nos diz: “Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, por ventura, homem como este, em que há o Espírito de Deus?”.
PONTOS FORTES E ÊXITOS.
- Saiu com poder da escravidão para governar o Egito: A historia de José é muito interessante; seus irmãos planejam matá-lo, mas no ultimo instante acabam vendendo-o como escravo para os ismaelitas que rumavam para o Egito. La é comprado pelo oficial de Faraó, e Deus fez de José prospero a ponto de se tornar administrador da casa de Potifar, seu senhor. Notem que José sai da miséria da escravidão para um lugar de honra. Porem, a mulher de Potifar, começa a assediá-lo de maneira intensa e persistente, mas José é fiel ao seu senhor e também a Deus. Vendo que seu assedio não é aceito, e sendo repudiada, esta mulher acusa José de tê-la assediado, com isso José é levado para a miséria novamente, agora da prisão. Mas até la Deus é com ele. E percebam, que apesar de todas as circunstancias contrarias, José até agora não murmurou uma única vez sequer. Na prisão ele tem a simpatia do carcereiro e torna-se seu ajudante. Um belo dia interpreta os sonhos do padeiro e do copeiro, sendo o primeiro morto e o copeiro é reabilitado a seu cargo. O copeiro ao sair da prisão, José pede que este não se esqueça dele e fale a seu respeito junto a Faraó, mas o copeiro esquece-se deste pedido, e José continua na prisão. Então vêm os sonhos de Faraó, onde ninguém consegue interpretá-los, só então o copeiro lembra-se de José. Vemos então, Deus mais uma vez se mostra em graça, poder e misericórdia na vida de José. Os sonhos de Faraó são interpretados e José é colocado em lugar de honra, em todo o Egito, acima dele apenas Faraó. Aqui podemos relacionar José com Jesus, pois ambos sofreram todo o tipo de injustiça sem murmurar, aceitaram os fatos e foram obedientes a Deus em todos os momentos.

- Ficou conhecido pela sua integridade pessoal: a) nunca blasfemou, nem contra os seus irmãos, nem contra Deus; b) na casa de Potifar, preferiu a prisão, a pecar contra Deus ou falar contra a esposa de seu senhor; c) e quando foi colocado como governador do Egito, não explorou o povo, ao contrario, agiu de forma honesta e inteligente para que no futuro não houvesse fome e miséria no Egito, e ainda pode alimentar outras nações, e acima de tudo foi sempre fiel a Faraó.
- Foi um homem de sensibilidade espiritual: Ao encontrar seus irmãos, faz um verdadeiro teatro, não com sentimentos de vingança ou ódio, ao contrario, procurou saber se eles haviam se arrependido de suas maldades, e depois procurou ajudá-los de todas as formas, trazendo-os para perto dele.
O grande exemplo de José a ser seguido é que ele consegue transformar as dificuldades em oportunidades para servir e ser obediente a Deus, usando isso sempre a seu favor.
FRAQUEZAS E ERROS.
O seu orgulho juvenil, por ser o preferido de seu pai, provocou atrito com seus irmãos. José sentia-se bem em contar seus sonhos com sendo ele o provedor da família no futuro, pois em seus sonhos, toda a família se curvava diante dele. Muitas vezes as dificuldades em nossas vidas é um tratar de Deus para curar o orgulho de nosso coração, Paulo em Rm 12: 16 nos alerta para isso quando diz: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”.
LIÇÕES DE VIDA.
- O importante não são apenas os acontecimentos ou as circunstancias de vida, mas a atitude com relação a eles. Muitas vezes quando recuamos, ou deixamos de reagir a certas ocasiões, como os outros gostariam que fosse nossa atitude, não significa covardia ou a nossa aceitação sem reação, ao contrario, ao recuarmos ou em não reagirmos, nos dá uma visão mais ampla da situação para tomar a decisão mais correta. Assim agia José, sempre com calma e coerência para assim, colher os frutos das bênçãos de Deus. Ao olharmos para a vida de Jesus, também era assim que Ele agia.
- Com a ajuda de Deus, qualquer situação pode ser usada para o bem, mesmo quando as pessoas desejam utilizá-los para o mal. Geralmente quando nos acontece situações contrarias ao planejado, nossa primeira reação é explodir, e fazer algo para resolver a situação imediatamente. Porem a melhor coisa a fazer, e com certeza a mais difícil, é parar, respirar fundo e clamar pela ajuda de Deus, e o conselho de Sl 46: 10a é: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Muitas vezes estas situações podem ser usadas ao nosso favor. Temos que aprender a arte de fazer do limão uma limonada. Creia Deus sempre age a favor daquele que o amam e O procuram.
Pregação no culto das 19:30h, do dia 18/ 07/ 2012, na Paróquia Apóstolo Pedro - IECLB, em Jaraguá do Sul, SC.