terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O QUE É PECADO?



Texto principal: Isaias 59: 1-2;
Textos auxiliares: Rm 13: 8-10; Jr 17: 1.
“Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto Dele, e por isso Ele não os ouvirá.”

         O que tenho percebido nestes últimos anos, é que existe uma grande preocupação de Pastores de várias denominações em pregar apenas bênçãos, promessas e prosperidade, não que isto também não seja uma vontade explicita de Deus para cada um de seus remidos. Mas a Bíblia também esta repleta repreensões, alertas para o cuidado com as tentações que podem nos levar ao inferno, se você prestar atenção, Jesus nos alerta muito mais ao perigo do inferno, do que fala sobre o paraíso. E o que mais rodeia os cristãos é a tentação ao pecado. Alguns cristãos ainda fazem divisões do pecado: isso é pecadinho, sem muitas conseqüências, este é um pecado esse já acende uma luz de perigo, cuidado irmão... Este é pecadão, este necessita de muita oração e jejum, boca no pó meu irmão...
Mas eu creio que Deus não classifica pecados, para ele pecado é pecado, e todos necessitam de oração, jejum, boca no pó e um clamor com lágrimas pelas misericórdias de Deus para alcançar graça e perdão.
         No texto de nossa meditação, Isaias nos alerta para os perigos de nos voltarmos contra Deus através do pecado. Não sei se os amados irmãos já sentiram a impressão de que Deus está indiferente às nossas orações, como se Ele de repente deixasse de nos escutar? Quando isso acontece em nossas vidas é aquela famosa luz dando um alerta para nós. Mas afinal o que é pecado? Nós poderíamos ficar aqui horas e horas citando tudo o que consideramos pecado, e mesmo assim ainda não teríamos dito tudo. Eu quero me deter em apenas três pontos que para mim é o ponto de partida para entendermos o que é pecado.
1º: Transgressão da lei: em particular a lei moral, resumida na lei do amor que permanece como norma para o povo de Deus. Em Rm 13: 8-10, Paulo nos diz: ”Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: ‘não adulterarás’, ‘não matarás’, ‘não furtarás’, ‘não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.” Para quem pensa que o pecado esta na ação desferida ao outro, está equivocado, o pecado nasce em nossos pensamentos, passa para o coração e daí para ação é um pequeno passo. É no pensar que o pecado é gerado, portanto amados irmãos, cuidado com vossos pensamentos para que eles não te façam cair em tentação.      
2º: Uma divisória entre Deus e os homens: a verdadeira sabedoria é um aspecto da graça salvadora de Deus e pode-se chegar a um ponto sem retorno para aqueles que a rejeitam. Aqui coloco ainda mais um aspecto de sabedoria, para aqueles que se acham sábios ao ponto de estarem acima do bem e do mal. Quando há a rejeição da sabedoria de Deus, nos colocamos auto-suficientes que a nossa própria sabedoria nos basta. Essa verdade reforça a urgência da mensagem. Ninguém pode esperar o favor de Deus e ao mesmo tempo desprezar as dádivas que ele oferece, ou seja, quando se recebe algo das mãos de Deus e pensa que aquilo é pouco pelo muito que você tem feito pela obra, pelo muito que você tem orado e jejuado.
3º: Uma cicatriz em nossos corações: o livro de Jeremias também nos faz uma exortação nesse sentido, no cap. 17: 1 nos diz: “O pecado de Judá está escrito com estilete de ferro, gravado com ponta de diamante nas tábuas dos seus corações e na ponta de seus altares.” O povo de Judá havia se desviado de modo tão terrível, que seus pecados estavam gravados não somente em seus corações, mas também em seus altares, para que Deus pudesse se lembrar de cada um desses pecados. Essa palavra me coloca em alerta, pois fico pensado quais pecados tenho cometido contra Deus, sem ter pedido perdão, que ainda O fazem lembrar cada um deles, e como conseqüência tem me afastado e deixado uma cicatriz em meu coração.
         Amados irmãos, creio que devemos ouvir atentamente esta exortação de Deus através do profeta Isaias, pensar profundamente em nossas atitudes, de amor pelo nosso próximo, de ouvir mais o que Deus tem nos falado através de seus servos, e aceitar as bênçãos de Deus para nossas vidas, assim como identificar todos os nossos pecados que nos afastam de Deus, fazendo com que Ele não mais nos escute e nem mais nos alcance com seu braço.