sexta-feira, 29 de junho de 2012

SETE SINAIS QUE DISTINGUE UM DISCÍPULO



Introdução: Um discípulo é mais que um convertido ou um cristão de longa caminhada, o próprio Jesus declarou “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu”. (Mt 7: 21). O verdadeiro discípulo precisa, antes de qualquer coisa, ter capacidade treinada para discernir as coisas. O Novo Testamento é um verdadeiro manual do discipulado, começando pelos evangelhos, passando pelas cartas paulinas e cartas gerais e acabando em Apocalipse como um fechamento apoteótico, com algumas explicações finais de como devemos proceder na caminhada do discipulado, primeiro como discípulos e depois fazer discípulos.
Quero focar neste momento o “Ser discípulo”; nesta reflexão veremos, através da Palavra de Deus, sete sinais que distingue o verdadeiro discípulo, e meu desafio inicial é que você preste atenção nestes sinais, e procure se encaixar neles, ou então reconhecer que falta em você um destes sinais.
1- Lucas 14.26 – Cristo em primeiro lugar. Por o Senhor Jesus acima das relações humanas. Amar a Jesus mais que a si próprio. Quando Jesus nos diz que devemos aborrecer (ou odiar) os nossos entes mais queridos, não o diz no sentido literal. Quer dizer que nenhum amor nesta vida pode ser comparado com o amor que devemos a Ele.
2- Lucas 14. 27 – Tomar a Cruz. De forma clara e objetiva, Jesus esta dizendo aqui que o homem que o segue, não obterá nem poderes e nem glorias terrestres, mas deve, sim, estar disposto a ser fiel até o sacrifício das coisas mais apreciadas da vida, e a sofrer a agonia de um homem sobre a cruz. Seguir a Cristo custe o que custar. Não “seguir” a Cristo, mas também tomar a Cruz. “Tomar” significa uma escolha consciente. Os conflitos resultantes da obediência é que é a “cruz”. Keith Phillips diz que: “somente os que obedecem à Palavra de Deus demonstram o seu amor a Ele. O seu amor a Cristo fez com que você obedecesse à ordem de arrepender-se e segui-lo”.
3 - Lucas 14.33 – Renuncia as coisas materiais. Neste versículo Jesus nos adverte contra uma adesão leviana a Ele. O discipulado de Jesus demanda a renuncia de tudo. Jesus declara que quem não renunciar a tudo o que lhe pertence não pode ser seu discípulo. Desse modo estabelece uma ligação com as frases finais dos v. 26s. Ser discípulo de Jesus não é coisa das multidões.  Aquilo que o discípulo tem, ele consagra a Deus. Já não e mais “dono”, mas é “mordomo”.
4 – João 8.31 – Relação com a Palavra. Ser um discípulo significa permanecer constantemente na palavra de Jesus. E o que significa permanecer na palavra de Jesus? Isso implica quatro coisas.
a) Ouvir em forma constante a palavra de Jesus. O cristão é aquele que não toma nenhuma decisão sem ouvir antes o que Jesus diz a respeito.
b) Implica aprender constantemente de Jesus. O cristão deve aprender durante toda a sua vida mais e mais a respeito de Jesus. A mente que se fecha põe fim ao discípulo.
c) Implica penetrar constantemente na verdade com que estão carregadas as palavras de Jesus. Permanecer na palavra de Jesus significa estudar e pensar continuamente no que disse e no que continua dizendo, até que cada vez fazemos mais nosso o significado de suas palavras.
d) Implica obedecer em forma constante a palavra de Jesus. O discípulo é aquele que aprende para poder agir.
5 – João 13.34-35 – Amar aos outros. O que  significa isto para nós e quanto a nossa relação com nosso próximo? Como amou Jesus a seus discípulos? Jesus amou seus discípulos sem egoísmo. Até no mais nobre dos amores humanos há um resquício de egoísmo. Jesus amava seus discípulos com um amor sacrificial. Se o amor significava a cruz, Jesus estava disposto a enfrentá-la. Jesus amava seus discípulos com um amor pormenorizado. Conhecia a fundo a seus homens. Conhecia todas as suas debilidades e apesar delas, Ele os amava. Jesus amava a seus discípulos com espírito de perdão. O amor que não aprendeu a perdoar não pode fazer nada, exceto debilitar-se e morrer. E é por essa razão que qualquer amor verdadeiro deve construir-se sobre sentimentos de perdão porque se não existir o perdão está condenado a morte.
6 – João 15: 8 – Dar frutos. Devemos notar neste versículo se estabelecem duas coisas sobre o bom discípulo. Em primeiro lugar, enriquece sua própria vida. Seu contato o converte em um ramo cheio de frutos. Em segundo lugar, da gloria a Deus. Sem duvida a maior gloria da vida cristã é que por meio de nossa vida e de nossa conduta, podemos dar gloria a Deus. Frutos também são as pessoas nas quais o discípulo se reproduz espiritualmente. É levar pessoas a Cristo e equipá-las. Isto vai glorificar a Deus e trazer grande alegria aos discípulos de Jesus.
7 – Felipenses 4: 6 – Oração – A oração é o estabelecimento de um dialogo do homem com Deus. Devemos estar sempre orando, para sermos guardados das tentativas de satanás de nos levar ao pecado. Podemos dizer que a oração é o nosso termômetro espiritual, quando não conseguimos orar, indica que não estamos bem espiritualmente.

A Grande Comissão que Cristo determinou para sua igreja, e que lemos em Mt 28: 19, pode ser resumida na ordem: vão e façam discípulos de todas as nações. Este texto indica que os discípulos deveriam sair pelo mundo e ganhar outras pessoas para o evangelho. Elas se transformariam naquilo que eles mesmos eram: discípulos de Jesus. Esta é a nossa missão como discípulos de Jesus, fazer discípulos. Ganhar pessoas para o evangelho, ter a ousadia, o discernimento e a sabedoria que vem de Deus para ser um bom mordomo de Cristo neste mundo, é o mínimo que podemos fazer pelo amor que Ele nos dispensa.
          Estes são os sete sinais (com certeza tem outros mais) que creio, devam fazer parte do verdadeiro discípulo de Jesus. Tenho me esforçado para procurar tê-los em minha vida de discípulo, alguns tenho mais dificuldades que em outros, mas continuo buscando, Deus é testemunha de meu esforço para ser um cooperador em sua obra salvífica deste mundo. Minha oração é que você amado irmão ou irmã também esteja se esforçando no sentido de ser um bom discípulo de Jesus.
Pregação no retiro de discipulado em Jaraguá do Sul - SC; nos dias 30/ 06 e 01/ 07 de 2012. Pregação foi no dia 30/ 06 à 17h -  casa de retiros FELUZ.