quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO?


Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados. (Epístola de Judas: v. 1-2)
INTRODUÇÃO: O autor desta epistola é Judas, irmão mais novo de Jesus e Tiago. A data é desconhecida, mas provavelmente seja de 80 d.C. Ele já estava pensando em escrever, quando noticias alarmantes sobre falsas doutrinas o levaram a escrever em caráter de urgência esta pequena carta. Ela deixa claro o caráter judaico, pois esta repleta de referencias e alusões ao A.T. e traz ilustrações de pelo menos duas obras apócrifas judaicas: V. 9 – livro apócrifo de Assunção de Moisés que fala que o anjo Miguel foi enviado a terra para sepultar Moisés, mas o diabo alegou direito sobre o cadáver, dizendo primeiro que o corpo de Moisés era matéria, e a matéria é má, sendo assim toda a matéria é seu domínio e por fim afirma que Moisés assassinara um egípcio. E a tudo isso Miguel nada diz contra o diabo, apenas diz que “O Senhor lhe repreenda”.
E ainda nos vs. 14-15 Judas faz a citação do livro apócrifo de Enoque, que era, nos tempos de Jesus e Judas, um livro muito conhecido e lido pelos Judeus.
Posso dizer sem medo de equivoco que para a maioria dos leitores modernos, ler esta pequena carta de Judas é uma tarefa incomoda muito mais do que uma leitura proveitosa. Mesmo que você nunca tenha lido esta carta, tenho certeza que dois versículos dela você já ouviu, a conhecida e magnífica doxologia com que Judas finaliza a carta: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultações, imaculados diante da sua gloria, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, por todos os séculos. Amém”.
Mas quero começar este estudo apenas com os dois versículos iniciais.
 E uma primeira pergunta me vem a memória: Quais as maneiras em que se pode conhecer um homem?
Poucas coisas são mais ilustrativas que os títulos pelos quais um homem deseja ser conhecido: Apóstolo, Bispo, Reverendo, Pastor. Judas chama-se a si mesmo de “servo de Jesus Cristo” e “irmão de Tiago”. Imediatamente isso diz duas coisas a respeito de Judas:
1) Judas era um homem muito feliz com seu segundo lugar. Não foi nem de longe tão conhecido como Tiago; e está contente de que o conheçam como o “irmão de Tiago”.
2) A única expressão honrosa que Judas pode consentir-se foi a de chamar-se a si mesmo de “servo de Jesus Cristo”. O termo grego é doulos, que significa mais que servo; significa escravo. Jesus era o amo e Judas o escravo. Quer dizer, Judas vê um único propósito em sua vida: estar sempre à disposição de Jesus, no serviço de sua causa.
Ao olharmos um pouco para esta pequena introdução a respeito de Judas, me vem outra pergunta: O que significa ser cristão?
Nesta introdução, Judas emprega três palavras para descrever o cristão.
- Cristãos são aqueles chamados por Deus. O grego para chamar é empregado em quatro contextos diferentes:
Primeiro, a palavra é usada para convocar ao trabalho, ao dever e à responsabilidade. É a palavra que se usa para convocar um homem a participar do serviço a sua cidade, a sua comunidade, a seu país. O cristão é chamado a trabalhar, a cumprir, a ser responsável no serviço a Cristo.
Segundo, a palavra é usada para convidar a alguém a uma festa ou a um festival. Emprega-se para convidar alguém a celebrar e festejar uma ocasião feliz. O cristão é chamado a desfrutar da alegria de ser convidado de Deus.
Terceiro é a palavra com que se chama um homem a juízo. É citado perante um tribunal para que responda por si mesmo. O cristão será chamado a comparecer perante o trono de Cristo. O cristão é o homem chamado a se responsabilizar por Cristo, a desfrutar com Cristo e a comparecer no juízo de Cristo.
Também esta palavra é chamado para pertencer a algo ou a alguém. Quando Judas se intitula “Servo de Jesus Cristo”, ele está dizendo que pertence a Jesus, o Senhor que o adquiriu, arrancando-o assim do “âmbito das trevas”, do “poder de satanás”, do “príncipe deste mundo”, pagando por isso com o seu sangue e sua vida. Judas pertence a Jesus Cristo por gratidão e amor. Por isso todo o cristão que de fato segue ao chamado de Jesus não pertence mais a si mesmos, porem comprados por alto preço, tem o privilegio de enaltecer a Deus com o corpo e a vida. (1Co 6: 19ss; Rm 1: 6).
- Os cristãos são os amados de Deus. Este grande acontecimento determina a natureza do chamado, chamar um homem implica chamá-lo para amá-lo e ser amado por Ele. Deus chama os homens ao dever e ao trabalho, mas nem este dever e nem esse trabalho são um fardo, mas sim um privilégio. Deus chama os homens ao serviço, mas não é o serviço de uma tirania, mas da comunidade. Finalmente, Deus chama os homens a juízo, mas não se trata de um juízo de justiça, mas também de um juízo de amor.
- Os cristãos são aqueles guardados em Jesus Cristo. O cristão jamais fica só; Jesus Cristo é sempre sentinela de sua vida e companheiro de seu caminho. O cristão não apenas é chamado, mas também guardado.
O cristão é o homem chamado por Deus, amado em Deus e guardado em Cristo.
Na sequencia, o segundo versículo nos mostra um belo costume da época, Judas se une aos destinatários da carta através do anúncio da benção: a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados. Aqui a dádiva da benção não é descrita mediante duas, mas três palavras, sendo que a misericórdia consta enfaticamente no inicio. Ela é a dedicação fundamental de Deus a nós, não apenas uma simpatia da parte dele, mas intenção redentora de Deus que se tornou ação na morte sacrificial de Jesus por nós. A palavra paz recuperou para nós cristãos atuais, algo de seu conteúdo original e abrangente desde que recomeçamos a nos saudar com o termo hebraico shalom como voto de benção. Para nós “paz”, devido a uma longa historia, é facilmente mera paz sentimental do coração. Shalom tem um sentido muito mais palpável e real. Diante da menção do amor poderíamos indagar se a intenção é destacar o amor de Deus por nós ou se a referencia é a nosso amor ao Senhor e entre nós. Creio que o amor sempre é indivisível! Amor a Deus não é real sem amor ao irmão; este porem, nem mesmo é possível sem amor a Deus, cf 1Jo 4: 7, 11.
Estes são alguns dos significados de ser cristão, temos outros tantos. Nesta carta Judas lança suas advertências, lembrando o destino dos israelitas que tinha chegado sãos e salvos até a fronteira de Israel, mas não puderam entrar na Terra Prometida por causa de sua incredulidade. Creio que todos nós nesta noite fomos chamados por Deus, que nossa fé não se perca diante da incredulidade e do fascínio que o mundo lá fora nos causa. Estamos às portas da Nova Jerusalém que Deus nos ajude a não fraquejar agora, nos ajude a ficarmos firmes no serviço a Jesus, sendo verdadeiros servos e responsáveis, e que quando estivermos diante do Trono de Cristo, Ele possa nos olhar e dizer: entre servo bom e fiel, a mesa esta preparada venha festejar comigo a grande vitória.