sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DE PUBLICANO A APÓSTOLO


DE PUBLICANO A APÓSTOLO.
Texto principal: Marcos 2: 13-14.
Nesta manhã, onde o mundo comemora a festa da carne, onde muitos jovens se prostituem nas drogas, na bebida e de muitas outras maneiras, num chamado irresistível do inimigo ceifando o caráter, a dignidade, o respeito e o amor próprio de pessoas que atendem a esse apelo e se entregam em um mundo de pecados e orgias, quero trazer aos amados irmãos outro chamado para alguém que era desprezado pelos próprios compatriotas.
                        O Novo Testamento nos relata o chamado dos doze que viriam a ser discípulos de Jesus, e mais tarde obterem o titulo de Apóstolos. Jesus os encontra no concreto do que faziam, no quotidiano de suas ocupações, e é aí no centro de suas vidas, que Ele se faz proposta de qualquer coisa nova. E esta proposta de algo novo vem na contra mão do centro vital onde estão as suas seguranças, as suas certezas, o seu passado e o seu futuro. A estes que cuidavam de seus barcos; ou a Levi, que Jesus também “passando, viu sentado na sua mesa de cobrança de impostos e disse-lhe: segue-me”.
                        Levi como seu nome já diz, era de descendência sacerdotal, da casa de Arão. Porém era dominado pelo dinheiro. Os judeus consideravam os publicanos como traidores.
                        Este foi um chamado divino, único e poderoso. Ele foi dirigido a um apóstata, ou seja, foi dirigido a um homem que abandonou a sua crença, desistiu da sua fé, em outras palavras virou as costas para Deus. Levi trabalhava diretamente para o inimigo dos judeus, os romanos. Creio que este homem cobrava muito mais que o devido e embolsava uma parte pra ele.
                        Quando Jesus o convida para segui-lo, ele esta sentado na coletoria cobrando impostos. Ou seja, esta em horário de trabalho, foi durante o seu expediente. Jesus não esperou acabar o seu expediente pra formular o chamado... Não foi na lata, tipo, é agora ou nunca. Também não foi durante uma pregação, ou depois de um feito milagroso, como foi pra Pedro e os outros pescadores. Foi algo totalmente inesperado, creio que até os seguidores de Jesus se assustaram com o que Jesus pronunciou e para quem foi dirigido o chamado.
                        Este convite tem, para Levi, duas coisas muito relevantes, e que precisam ser analisadas profundamente: 1º) Jesus convida Levi a desistir, abandonar o seu negocio rendoso, e 2º) ao abandonar seu negocio rendoso, ele agora iria seguir ao desprezado nazareno.
                        O mais interessante desta história, é que Levi, levanta do seu banquinho, abandona as dracmas e os denários por sobre a mesa e segue Jesus. Simplesmente abandona tudo, deixa tudo pra trás, sem olhar o que ficou atrás de si, como que hipnotizado por aquele homem, vai e o segue.
                        Quero neste momento fazer algumas considerações a respeito deste passo de fé que Levi foi capaz de dar. Supondo ser Jesus uma farsa, um mentiroso, qual dos doze, perderia mais na vida? Naquela época, havia centenas de homens se dizendo serem o Messias prometido, talvez por isso os Sacerdotes, Fariseus e Saduceus duvidavam tanto de Jesus. Mas isso é outra historia, voltemos a Levi. De todos os apóstolos, inclusive o que bichou, apodreceu, Levi seria o principal perdedor nesta história. Todos os outros voltariam as suas profissões de origem, tanto que Pedro logo depois da morte de Jesus voltou pescar.
                        Mas Levi não teria pra onde voltar. Os judeus o odiavam, o consideravam inimigo, um traidor. Os romanos com toda a certeza não devolveriam o seu emprego depois de ter abandonado. Lembram, ele deixou tudo, dinheiro emprego, não deu satisfação pra ninguém. Hoje isso significaria abandono de trabalho.
                        Na hora Levi nem pensou nas conseqüências que o seu ato pudesse causar, os transtornos que lhe causariam tal atitude. Creio que estas coisas só lhe atormentaram quando Jesus foi preso. Ele foi um dos que fugiu amedrontado. A Bíblia não relata àquelas horas agonizantes para Jesus, mas também para Levi.  
                        Penso que Levi acompanhava cada passo com muita atenção. Devia estar pensando que a qualquer momento Deus enviaria anjos para salvar Jesus daquele sofrimento, e tudo voltaria ser como antes e talvez até melhor. Porem, quanto mais o tempo passava pior às coisas ficavam, pra Jesus, e pra Levi, que se via agora cada vez mais abandonado. Pra onde ele iria, o que iria fazer, sem emprego, sem amigos. Mas a esperança ainda existia, apesar de todo o sofrimento de Jesus, Ele ainda estava vivo, e a onde tem vida há esperança. Levi deve ter seguido ao longe os passos de Jesus enquanto lentamente se dirigia para o gólgota. Suas esperanças começaram se perder quando Jesus foi pregado na cruz, e se acabaram, quando ele ouviu o ultimo suspiro de Jesus. Era o fim de uma jornada que ele tinha sido o único perdedor. E agora tudo acabou da única maneira que Levi nunca tinha pensado e nunca esperava que fosse acabar assim. O cara que tinha prometido o reino do Céu, dizia-se filho de Deus, morrer da maneira mais humilhante e ultrajante que homem pode morrer. Levi deve ter pensado: que burro que eu fui, me deixar levar nessa conversa. E agora.
                        O que? Vocês estão escandalizados com isso? Quantas vezes eu e você não pensamos coisas semelhantes? É só as tribulações aparecerem, e lá estamos nós murmurando.
                        Mas vamos pular as murmurações. Você já tentou imaginar a felicidade de Levi quando alguém lhe falou: Irmão venha, o mestre está vivo, Ele ressuscitou.
                        Quero apartir destas considerações, meio utópicas, fazer uma aplicação para nossa vida. Amados, a minha pergunta inicial é: você tem certeza do seu chamado? Creia Jesus já fez um chamado especial pra sua vida. Primeiro Ele disse, como disse a Levi: Vem e segue-me. Isso aconteceu no dia da sua conversão. Depois deste primeiro chamado, Ele vocacionou você para algo que Ele quer que você faça para a obra ser completa. Você sabe o porquê do seu chamado? O que você tem pra deixar pra trás e seguir Jesus, e fazer aquilo pelo qual você foi chamado?
Amados irmãos, Levi não pensou duas vezes pra seguir o Mestre, não pensou nas conseqüências que viriam no futuro, e graças a Deus por isso. A única conseqüência que veio foi que ele teve uma vida totalmente transformada, ele teve uma nova chance de ter uma nova vida. E nós quando resolvemos ouvir a voz de Deus, e atender o chamado de Jesus, é exatamente isso que recebemos em troca.
                        Levi deixou de ser coletor de impostos e em troca ganhou um novo serviço, pescador de homens. Este é o nosso chamado, pescador de homens, e como fazer isso? Anunciando o evangelho em toda a parte, e se preciso for, fale. Pois as nossas atitudes de amor e misericórdia falam mais do que mil palavras. Como cristãos, nós somos os portadores da boa nova, portadores de um tesouro, que devemos repartir com aquele que andam na escuridão deste mundo, que buscam a felicidade em noites mal dormidas, na prostituição, nestas quatro noites de folia do carnaval. Mas quando chegar a quarta feira a realidade volta, e eles continuam na escuridão, e descobrem que a luz que eles viam brilhar era dos holofotes da avenida que se apagou assim como a sua felicidade.
                        Levi depois chamado Mateus nos deixou um legado, alem é claro do seu evangelho, que nas palavras de Jesus nos dizem: Ide por todo mundo e fazei discípulos. Este é o nosso chamado.
                        Que Deus nos abençoe, nos de força e longo animo pra cumprirmos este chamado muito especial, que é pra mim, mas também é pra você.      

Pregação na Paróquia Apostolo Pedro, Jaraguá do Sul,
19 de fevereiro de 2012.
Culto: 9h.