domingo, 26 de setembro de 2010

APRENDENDO COM JESUS A FAZER DISCÍPULOS.

“Depois, subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto dele. – Então, designou doze para estarem com Ele e para enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios.” (Mc 3: 13-15 – ARA)

Para falar de discipulado, primeiro devemos aprender com o próprio Senhor Jesus, que começou a fazer discípulos e nos ordenou que fizéssemos o mesmo.
Quando lemos o plano de Jesus em Mc 3. 13-15 entendemos que ele chama os doze para estarem com Ele, e ao mesmo tempo, os envia a pregar etc. Mas em 6: 7 diz que eles só são enviados mais tarde. Como entender então? É que em 3. 13-15, o plano é dado num sentido geral, mas depois ele é especificado. No plano estratégico de Jesus há duas preposições “para”, que especificam duas etapas:
Primeira etapa: “Para estarem com Ele”, que compreende do cap. 3. 14 a 6: 7;
Segunda etapa: “Para enviá-los”, a partir do cap. 6. 7.
Primeira etapa: o plano estratégico de Jesus era de os discípulos simplesmente “estarem com Ele”. Era o começo do discipulado de Jesus. Era um relacionamento intenso e intimo. Esta foi a maneira mais eficiente que Jesus encontrou para servir e ensinar os seus discípulos. Eles aprendiam vendo Jesus fazer (At 1.1). Tudo o que Ele queria que os discípulos fizessem, antes, Ele dava exemplo. O exemplo é o melhor ensino. Por isso, para Jesus, o discipulado não era mais um método, um programa, um grupo de estudos, uma reunião ou uma entrevista. Não, discipulado para Jesus era Ele mesmo se dando para os discípulos. E nesta primeira etapa os discípulos aprendiam de Jesus para mais tarde praticarem o que receberam.
Segunda etapa: Depois de os discípulos aprenderem de Jesus, e ainda continuarem aprendendo com Ele, eles, agora, são enviados. A partir do cap. 6. 7, eles começaram a fazer o que aprenderam com Jesus. Eles pregam o evangelho do reino, expulsam demônios, curam enfermos (6. 7-30). Mas Jesus não os envia sozinhos. Jesus os tinha enviado de dois a dois (6. 7). Eles estavam vinculados com Jesus, e vinculados entre eles. O vinculo com Jesus é o discipulado, e o vinculo entre eles é o companheirismo. Ele começou a sua obra com os doze, atingindo primeiro, as ovelhas perdidas de Israel, depois as ovelhas perdidas do mundo.
O nosso discipulado começa em família, nossos filhos são os nossos primeiros discípulos. Somos imitados em tudo por eles. Meu filho de três anos é um exemplo, pois quando quero que ele junte os brinquedos espalhados pela casa, preciso ajudá-lo, ou seja, eu dou o exemplo. Ele percebe que eu ajudo a sua mãe nos afazeres domésticos e também quer ajudar também: lavar a louça, recolher a roupa do varal, etc.
E assim vai acontecer no discipulado pessoal, pessoas irão nos imitar, por isso é muito importante cuidar muito nos exemplos que fornecemos aos nossos discípulos. Que o nosso exemplo de discipulado seja sempre Jesus, que primeiro escolheu doze, deu o exemplo de como fazer e seu evangelho se espalhou para o mundo todo.
Minha oração é para que continuemos esta caminhada de discipulado, fazendo discípulos para alcançar todas as ovelhas perdidas do mundo, enquanto aguardamos ansiosos pela vinda do Bom Pastor Jesus, o Salvador. Amém.
Emir Dias de Vargas, estudante de Teologia na FATEV; cursando o 2º ano.