sexta-feira, 2 de março de 2012

NOSSA VOCAÇÃO.


Texto: Ef 4: 1 - 6.
“Rogo-vos, pois, eu, prisioneiro no senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vinculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e esta em todos”.
            Quando leio este texto, e olha que já e reli várias vezes para poder entendê-lo melhor e dele tirar algo que edifique minha vida, sempre me vem à mesma pergunta: “quem são os chamados?” Então buscando resposta na própria palavra olho o texto que o mesmo Paulo escreve aos Coríntios no capitulo primeiro verso 26, que diz que não são os sábios, ou poderosos e nem aqueles que nasceram em berço nobre, mas Deus escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios. Então este chamado é pra todos aqueles se dispõe a serviço da obra redentora de Deus, ou seja, este chamado é pra mim, mas também é para cada um de vocês, nós fomos chamados por Deus, não é a toa que o Espírito Santo um dia tocou em seu coração fazendo com que cada um de nós deixasse as coisas comuns do mundo e nos impulsionasse para estarmos aqui nos cultos da igreja. Ou você vem no culto porque não tem coisa melhor pra fazer em casa? Creio que cada um que está aqui nesta noite tem um propósito, ouvir e ser edificado pela Palavra de Deus. Mas só isso não basta, precisamos ouvir e praticar a Palavra, e praticar é saber exatamente por que fomos chamados. E aí surge mais uma pergunta: “que vocação é esta a que fomos chamados? 1) Fomos chamados para sermos filhos de Deus, para sermos uma nova criação, uma geração de adoradores e para sermos semelhantes a Jesus. 2) Em Cristo nós somos “chamados”: o chamado ocorreu pelo evangelho. Ser chamado significa mais do que ser salvo. Somos chamados para servir a Deus. Pensemos em Enoque, Noé, Abraão, Samuel, Davi, os Apóstolos.
            Nós somos chamados pela graça, e isso não vem de nós para não nos gloriarmos, Deus nos chama, as vezes em um período especial de nossas vidas, quando menos esperamos, algo nos incomoda tanto, que não suportamos ficar parado em nosso lugar comum que devemos nos mexer. Comigo foi assim à exatos sete anos, deus me chamou pra missão, o que para muitos foi um chamado tardio, eu creio que não, foi um chamado no tempo de Deus, por que eu não acredito naquele ditado “Deus tarda mas não falha”, o Deus que eu creio não é um Deus tardio, Ele age sempre na hora certa, nunca antes e nem depois. Por isso discordo que meu chamado seja tardio, ele precisava de mim maduro, na idade e na fé. E você também neste momento pode estar sendo chamado, a igreja precisa de pessoas para muitos serviços na obra de Deus, são poucos os que se dispõe, e muito é o trabalho.
            E este é um chamado pessoal, Deus nos chama para fazer algo muito especial na sua obra redentora, que só você pode fazer, mas isso não significa que se você não fizer, a obra de Deus fica inacabada, nada disso, Deus levanta outra pessoa em seu lugar, pena, pois quem perde é você. Preguei sobre o chamado de Mateus no domingo de carnaval, este foi um chamado inesperado, e para quem ninguém imaginaria, Levi como era conhecido, um publicado cobrador de impostos, alguém que abandou sua crença judaica para se vender ao inimigo dos judeus. O próprio Apóstolo Paulo foi outro exemplo de chamado digamos impossível, pois foi o mais ferrenho perseguidor de cristão, no entanto Jesus o separou para o seu evangelho aos gentios, em At 13: 2 vemos o Espírito Santo separando Paulo e Barnabé para a primeira viagem missionário no meio dos gentios. Eu e você estamos sendo chamados para a missão, e missão começa aqui, junto com nossos amigos de trabalho, de escola, de faculdade. Como você tem se comportado diante deles? Eles percebem que você é diferente no meio deles? Ou o seu comportamento é igual ao do motorista da estória que contei no inicio? Nossa missão começa depois do culto, o culto serve apenas pra nos incentivar, nos alimentar, nos revestir com as armaduras de Deus. Como um dia eu vi um crente falando na frente da sua igreja a um amigo que lhe perguntara: “Acabou o culto?” ao que lhe respondeu prontamente: “não, agora é que o culto vai começar, pois preciso praticar tudo que ouvi e aprendi.” Quando é que começa o nosso culto? Ás 19h... Ou quando saímos pela porta do templo pra ir de encontro com o mundo lá fora? O autor do livro “Liderando pela pregação” diz que a experiência da plenitude de Deus também compromete. Quem chegou ao trono de Deus nunca sai de lá sem uma tarefa. Somos preenchidos para podermos passar isso adiante. Somos presenteados para poder presentear. A saída do culto sempre leva para o dia a dia no mundo. Para o cristão que ouve e atende o chamado de Deus, este dia a dia representa missão. Meu desejo é, que depois de ouvir o chamado de Deus, preenchido pela Sua graça, possamos sair daqui esta noite praticantes da Palavra, esta é a nossa missão como igreja, mas acima de tudo como cristãos que somos.
            Que Deus nos abençoe, nos de coragem e animo dobrado para ouvir e cumpri aquilo pelo qual cada um de nós foi chamado, praticando o maior de todos os dons oferecido pelo Espírito Santo que é o AMOR.
Pregação para o culto do dia 04 de março de 2012, ás 19h, na Paróquia Apóstolo Pedro - I.E.C.L.B - Jaraguá do Sul.