domingo, 14 de agosto de 2011

O VERDADEIRO CRISTÃO.


Texto principal: At 1: 4 – 8;
Textos auxiliaries: Mt 7: 24 e 25 - Jz 8: 4 – 1Co 15: 58 – At 1: 8 – Ef 6: 10-12 – 1Co 9: 24-27.
- Pergunta para reflexão: “Como a minha ignorância a respeito de como ser um verdadeiro Cristão pode me aproximar de Deus e me ajudar a cumprir o meu chamado, a minha missão?

1. Como um construtor que edifica sobre um bom fundamento: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mt 7. 24 e 25).
- Não basta apenas ouvir a palavra, ou ter grande conhecimento bíblico, se não praticarmos a palavra. E praticar significa compartilhar, viver e ser o que se fala.

2. Como um lutador, muitas vezes cansado, mas que continua a lutar: “Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam cansados, mas ainda perseguindo.” (Jz 8: 4).
- Nossa luta diária, trabalho, estudo e outras atividades, nos deixam muitas vezes estressados e com o sentimento, muitas vezes, de derrotados. Mas devemos olhar para o alvo, para o nosso chamado.

3. Como um servo de Deus firme e inabalável: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é em vão.” (1Co 15: 58).
- Quando temos a certeza do nosso chamado, para aquilo que Deus nos tirou do nosso lugar comum, nossas atitudes devem ser firmes e precisas em direção do alvo.

4. Como uma testemunha de Cristo revestida de poder: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.” (At 1: 8).
- E para estarmos revestidos do Espírito Santo de Deus temos apenas um caminho a fazer: Oração! Minha pergunta é: como esta minha vida de oração para com Deus? Quanto tempo eu ganho na presença de Deus através da oração?

5. Como um soldado vestido de armadura: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.” (Ef 6: 10-12).
- Contra o que tem sido a nossa luta? Nosso desanimo muitas vezes vem de forças espirituais e não de cansaço. Por isso Paulo fala que a nossa luta não é contra o sangue ou carne. E novamente temos que nos colocar diariamente aos pés de Deus para sermos revestidos da sua armadura, isso significa em outras palavras, ORAÇÃO.

6. Como um atleta em busca da coroa: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o premio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo o atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porem, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu próprio corpo e o reduzo a escravidão, para que tendo pregado a outros, não venha eu mesmo ser desqualificado.” (1Co 9: 24-27).
- O cristão verdadeiro sabe aonde esta e para onde vai, tem metas e objetivos claros, não desvia seu olhar do alvo que persegue, seu objetivo é a vitoria, é a coroa incorruptível, aquela que apenas os justos, os lutadores, aqueles que persistem sem olhar para circunstancias contrarias, que não se deixam abater pelo desanimo ou cansaço. A pergunta que fica para mim e para você: estou disposto a pagar o preço pelo meu chamado, ser um cristão verdadeiro?

VAMOS ORAR!

Curitiba, 30 de julho de 2011.