domingo, 9 de agosto de 2009

A Vida Nova


Texto principal: Rm 12. 1, 2.
Ao meditar nesta palavra Deus deixou bem claro que é chegado o tempo da transformação... e esta transformação acontece, bem como acontece nas borboletas.... 1º uma feia, e por vezes, perigosa lagarta, e isto simboliza a nossa vida em pecados. Depois vem o casulo, que representa o nosso aprendizado através do discipulado, nossa busca pelo amor verdadeiro de Cristo; e finalmente então surge uma bela borboleta que significa a nossa vida com Jesus, nossa caminhada com Ele, seguindo seus passo e seus exemplos. Amado irmão, você já alcançou esta maturidade? O que esta faltando para você alcançar esta maturidade?
Ao meditar nestes versículos ... muito conhecido de todos... Deus falou muito claramente em meu coração que Ele não deseja seus amados filhos em pedaços, Ele os quer inteiros. E para sermos verdadeiramente inteiros, o apóstolo Paulo nos ensina aqui alguns fatores básicos para o nosso crescimento espiritual. E aqui, meus amados, eu aprendo quatro coisas fundamentais para o nosso crescimento e maturidade espiritual.
- A primeira coisa que eu aprendo é: O centro da questão é a mente renovada - A base do que somos e do que devemos fazer é a misericórdia de Deus. Tornei-me cristão pela misericórdia de Deus, e pratico a Sua vontade pela mesma misericórdia. Vamos sendo transformados pelo amor ao próximo, e sustento para aqueles que não conseguem se sustentar neste mundo de pecados. A doutrina da graça nos leva a uma vida motivada pela gratidão.
- A 2ª coisa que eu aprendo, é quando Pulo nos diz no v. 1b: Apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo - Quando, verdadeiramente entregamos a nossa vida a Jesus, começamos a fazer parte de um único povo de Deus, onde não é mais preciso fazer sacrifícios, pois o maior sacrifício Jesus j´fez na cruz do calvário. O sacrifício que nos resta é o de uma reação agradecida. "Corpo" significa pessoa em sua inteireza, como indivíduo que vive seu corpo físico, ou seja, nós cristãos somos capacitados a entender, pensar e praticar a vontade de Deus... isto é, quando queremos. Oferecer o corpo a Deus para a pratica da justiça. E esse processo se desenvolve através da renovação da mente, isto é, acontece conscientemente, requer atos de pensar e querer... pensar, todos nós pensamos... o problema reside em querer.
- A 3ª coisa que eu aprendo é quando Paulo diz: Vosso culto racional - Paulo chama todo esse processo de "culto racional" - o pensar e o querer. " Culto racional" era um conceito bem conhecido na época. Paulo se referiu a um tipo de adoração a Deus que corresponde a natureza de Deus¹. Esta adoração é "racional", mas não necessariamente, mas em todos os casos corresponde aquilo que consideramos racional por meio de nossa razão.
- E finalmente Paulo nos ensina no v.2a: Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente - A nossa atitude mental deve ser determinada e remodelada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito Santo e pelos interesses da vida que virá. Somente através dessa renovação santificadora nos tornamos sensíveis o bastante para PROVAR (discernir) o comportamento que esta em consonância com a vontade de Deus em cada situação. Mas o cristão em quem o Espírito Santo faz habitação tem a capacidade de entender e pensar a vontade de Deus, não somente numa forma teórica, mas na sua experiência. Porém a vontade de Deus, que muitas vezes é o grande problema para nós, recebe aqui três carcteristíca fundamentai:
1ª ELA É BOA: Qual é o Pai, que , tendo o seu filho fome lhe dá pedra ou escorpião? Que dirá Deus.... mesmo quando não entendemos a vontade e Deus, ela sempre é boa. Até por que não temos o direito de questionar as coisas de Deus.
ELA GRADA A DEUS: Toda a vez que ouvimos a voz de Deus e a obedecemos, sem questionar, Deus se alegra conosco mas ao contrário apenas entristecemos o Seu coração.
E EM 3º ELA É PERFEITA: Como citei anteriormente, mesmo que não entendamos o "porque", no futuro acabamos percebendo o quanto foi bom e agradável obedecermos a Deus, pois o resultado final desta obediência é maravilhosa, ela é perfeita.
A vida cristã recebe sua direção, não pela opinião pública, nem pelos desejos pessoais, mas pela vontade de Deus.
Em apenas dois versículos Paulo resume em poucas palavra tudo o que tem a dizer sobre a vida cristã. Eu te desafio a ler o restante deste capítulo e mais o capítulo 13.
E para finalizar gostaria de fazer algumas perguntas par você amado irmão, amada irmã:
1º) O que esta faltando em sua vida para que você possa fazer a vontade de Deus?
2º) Algo em você que impeça Deus transformar verdadeiramente a sua vida?
3º) Existe algo que incomoda o seu coração e que precisa ser retirado de lá?
4º) Existe alguma mágoa, rancor ou orgulho? Falta liberar perdão? Ou quem sabe pedir perdão para alguém?
Baixe a sua cabeça, coloque-sena presença de Deus... Deixe o Espírito Santo de Deu invadir o seu coração..examiná-lo.... se hoje você entrou aqui pensando que a sua vida esta aos pedaços,que não tem mais saída, saiba que nesta noite Deus quer restaurar, transformar a sua vida, Ele quer deixar você inteiro.
Eu te convido meu amado,minha amada a dar um passo decisivo... um passo de fé... saia do seu lugar... entregue tudo, toda a sua vida a Deus, só Ele pode reconstruir a sua vida, sarar as suas ferida... Ele quer você inteiro. Hoje é o dia da transformação da sua vida.... venha entregar o seu fardo para Ele, para que a partir de hoje ao ouvir a voz de Deus você possa fazer a Boa, a Agradável e a Perfeita vontade de Deus.
Pregações Projeto Missionário em Petrolina- Pe - Janeiro de 2008, e na Igreja Batista de Quatro Barras - Janeiro de 2009


¹Bíblia de Estudo de Genebra ARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário