terça-feira, 27 de novembro de 2012

UMA VISÃO DA MISSÃO NO LIVRO DE AGEU.



             O capitulo 1 do livro de Ageu, começa com uma severa exortação de Deus a seu povo.
 Judá havia retornado do cativeiro e com muito esforço e animo começou a reconstruir o templo. Lamentavelmente este zelo acabou logo; o interesse dos que regressaram estava somente em reconstruir suas próprias casas.
 Nos versos 2-4, existe uma admoestação severa: Deus repreende-os pelo seu adiamento, sua indiferença no trabalho para com Ele. Qual foi a causa disso? O egoísmo. Pensavam apenas em seus bens, porém a casa e a honra de Deus era-lhes indiferente.
 E nós? Quantas vezes nos esquecemos do nosso chamado pelos nossos próprios interesses? Quantas vezes deixamos de fazer a obra de Deus pelo egoísmo existente em nosso coração? E quando fazemos a obra, muitas vezes a fazemos para a nossa própria honra e glória e nunca pela honra e gloria de Deus.
Nos versos 5 e 6, Deus mostra-lhes as conseqüências: Ele lhes diz: reflitam e pensem: vocês tiveram benefícios? Deus pode abençoá-los? Vocês não fracassaram em tudo? Perguntem pela causa. Vocês fizeram tanto para Deus quanto fizeram para si mesmos?
Olhando para nossa própria vida, a pergunta é: como tem sido nosso comportamento diante daquilo que Deus quer de nós? Nossas atitudes tem nos trazido algum beneficio? O que temos feito para Deus e na mesma proporção que fazemos a nós mesmos? É hora de começar a pensar mais nas coisas de Deus do que em nós mesmo.
Apartir do verso 8, a ordem de Deus é muito clara, Ele manda agir. Precisamos pensar, onde vamos chegar se continuarmos fazendo as mesmas coisas que estamos fazendo até agora. Se quisermos obter o agrado de Deus e novas bênçãos, precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, começar o trabalho imediatamente.
Judá não colocou Deus em primeiro lugar. Em Mt 6: 33 nos adverte a buscar, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisa nos serão acrescentadas. Foi por esta razão que Judá, não recebeu as bênçãos. A mensagem para missão neste capitulo de Ageu, e seu apelo é: quem não coloca Deus e sua causa em primeiro lugar sofre muitos danos.
Porem muitas vezes nossas vontade de colocar Deus em primeiro lugar deixamos de ser uma ajuda e nos tornamos um obstáculo para a obra de Deus. E é sobre isso que o capitulo 2 de Ageu nos fala.
Enquanto os Anciãos faziam comparações entre as riquezas e o resplendor do primeiro templo, considerando assim todo o valor judaico, se perguntando de onde viriam recursos financeiros para reconstruírem o templo com a dimensão de riqueza como era o primeiro que havia tido os recursos do Rei Salomão, Deus apenas pedia que seu povo apenas fosse obediente, e é justamente nesta desobediência, nestas comparações e duvidas que acontece a exclusão, creio que estas pessoas, estes anciãos perderam sua salvação.
Apartir do versículo 6, do capitulo 2, temos uma citação escatológica e ao mesmo tempo uma promessa de inclusão. Como é comum nos profetas, o futuro próximo e distante estão focalizados juntos e ao mesmo tempo. Aqui, as referencias à gloria do segundo templo estão justaposta com um quadro de julgamento universal e final do cosmos. Enquanto este abalo pode ser prefigurado pelos eventos políticos que ocorreram um pouco depois do tempo de Ageu (ex., a derrota dos persas pelos gregos), o abalo final da ordem criada ainda está por vir (Hb 12: 26-28).
Ageu ao escrever “coisas preciosas de todas as nações” pode estar se referindo a uma pessoa, o Messias, porém o contexto imediato nos favorece a uma referencia a coisas desejadas por todas as nações, ou seja, coisas preciosas para eles. O versículo 8 reporta-se a tais coisas preciosas, e o decreto do rei Dario, em cujo reinado Ageu exerceu seu ministério, refere-se a coisas preciosas oferecidas para o projeto de construção do templo (Ed 6: 3-5; 8-9). Aqui, Ageu está provavelmente ecoando a promessa de Isaías a respeito de um Israel enriquecido pala fartura das nações (Is 60: 5). Em outras palavras, ele fala da era messiânica.
A intenção de Deus é honrar a si mesmo pela manifestação de sua presença gloriosa perante “todas as nações”. Quando a presença de Deus enche o templo, as nações vêm para a luz. Sendo o possuidor soberano de todas as coisas, Deus realizará a sua própria glorificação bem como fará com que seu povo receba a riqueza das nações.
Esta promessa de uma gloria maior cumpre-se em Cristo, a maior manifestação da presença e gloria de Deus. Cristo concede a sua gloria à sua igreja, o novo templo de Deus. Esta paz significa mais do que a ausência de conflito. Ela implica em prosperidade e numa sensação de total bem-estar. Cristo concede a paz aos crentes hoje, mas o cumprimento definitivo e total ainda aguarda o tempo quando o Senhor Deus Todo-Poderoso e o cordeiro forem o templo da Nova Jerusalém (Ap 21. 22).
A pergunta é: somos uma ajuda ou um obstáculo? Vamos falar dos homens que impediram a obra.
Primeiro eram os inimigos de Israel, em Ed 4: 4, 23-24, lemos que as pessoas da terra desanimavam o povo de Judá, inquietando-os no edificar e também homens armados forçaram a paralisação da construção do templo. Quem são os nossos inimigos que nos desanimam e nos fazem parar e muitas vezes até voltar para nossa vida antiga?
Segundo, os desanimados eram do próprio povo de Israel, e o desanimo veio pelo pouco progresso. Também pelo egoísmo, que havia em seus corações, fez com que edificassem primeiro as suas próprias casas. E como não poderia deixar de ser, a desculpa era: Não veio ainda o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. (Ag 1: 20).
Aqui cabem algumas perguntas pertinentes: qual é o desanimo que nos impede de nos entregarmos definitivamente a Deus e sua obra de salvação? Qual é o nosso principal egoísmo que nos faz pensar primeiro em nós mesmo, para depois, se sobrar um tempinho eu penso em Deus? Qual é minha principal desculpa para não dizer o “SIM” para o Sr Jesus e recebê-lo como meu único e suficiente salvador?
Ageu animou-os com a palavra de Deus e mostrou, ao mesmo tempo, que Deus reteve sua benção, porque negligenciaram a sua obra, Deus disse através de Ageu: Considerai o vosso passado. (Ag 1: 7).
Eu quero citar duas motivações ditas pelo próprio Deus em vários momentos da Bíblia:
- “Eu estou convosco”. (Ex 3: 12; Js 1: 5-7; Jz 6: 14,16; Mt 28: 20).
- “Sede fortes”. (vs. 4-5; Ef 6: 10; 1Co 16: 13; 1Jo 2: 14).
A esperança dos fieis esta sempre no Senhor. Ageu transmitiu sete promessas ao povo, e que estas promessas sirvam para todos nós que estamos dispostos a entregar toda a nossa vida e tudo o que somos nas mãos de Deus. As promessas são:
1 – Eu sou convosco. (v. 4).
2 – Meu Espírito habita no meio de vós. (v. 5).
3 – Abalarei o céu e a terra. (vs. 6-7).
4 – Todas as nações virão a Israel. (v. 7).
5 – Deus promete riquezas. (v. 8).
6 – A sua gloria enchera o templo. (v.7).
7 – Deus lhes dará sua paz. (v.9).
Este chamado e estas promessas são para todos os que aceitarem Jesus como o mestre de suas vidas, que O aceitarem como único e suficiente salvador de suas vidas.