domingo, 18 de dezembro de 2011

TENHA A ALEGRIA DE VIVER

Textos: NE 8: 1-10; Rm 6: 1-4.
Introdução: Ao ler e refletir nestas duas passagens bíblicas, algumas coisas me fazem buscar mais profundamente o que Deus quer falar ao meu coração, e desta maneira, procurar transmitir com mais clareza para todo aquele que anseia por gravar as Palavras do Senhor Deus em seus corações e praticá-la em sua vida.
1. O ANSEIO PELO LIVRO: percebo em primeiro lugar, que havia uma disposição de considerável receptividade, não somente na vinda do povo em multidões, como no seu pedido no sentido do Sacerdote e escriba Esdras ler as escrituras diante deles. Assim espero eu que esta mesma disposição todos vocês tenham para o que Deus tem para nos dizer nesta noite. O interessante neste texto que também me chamou a atenção foi no fato de que este evento, tão importante não se deu no pátio, ou até mesmo dentro do templo, como era de costume, mas foi num centro de vida da cidade. E a própria lei insistia que a sua voz não devesse estar confinada ao santuário, mas, sim, ouvida nas casas e nas ruas.
2. A COMPREENSÃO CORRETA DO LIVRO: O tema principal de Neemias, assim como do livro de Esdras, é que Deus opera soberanamente por meio de agentes humanos responsáveis a fim de realizar o seu propósito redentor. O autor desenvolve este tema em Neemias com atenção especial à reconstrução e edificação das muralhas defensivas de Jerusalém e à reconstituição de todo o povo de “Israel” em seu relacionamento com Deus baseado na aliança. Quero fazer um paralelo deste relato em Neemias com a reconstrução do relacionamento entre Deus e os homens, e o que isso representa em nossas vidas.
• O povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da lei. Os motivos deste choro, eu destacaria três: 1) Porque quando Deus começa a nos reconstruir sentimos a dor das feridas do pecado. 2) Em uma reconstrução sempre haverá entulhos para ser jogado fora: que entulhos, em nossa vida precisam ser eliminados. 3) Deus, através de Seu Filho Jesus, é o único que é capaz de remover os entulhos e nos dar uma nova vida.
• Este versículo que lemos, nos trás três dimensões para se estudada:
• Jesus morreu pelo meu e pelo seu pecado;
• Na cruz Jesus assumiu toda a nossa culpa;
• Assim Jesus nos livrou de toda a condenação.
Então Neemias diz: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao Nosso Senhor. Não se entristeçam porque a alegria do Senhor os fortalecerá.” E a pergunta que agora é: Qual é a alegria de viver?
• Saber que Deus se importa comigo, apesar dos meus pecados;
• Saber que Deus quer reconstruir um relacionamento comigo;
• Ter a certeza que só com Jesus eu posso alcançar a verdadeira salvação.