segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

“GIDEÃO, UM GUERREIRO MEROSO.” – Jz 6. 11- 24.

Gideão, em sua simplicidade de homem do campo, foi um guerreiro medroso, e apesar de tudo isso podemos aprender preciosas lições com ele.

Como em todo o livro de Juizes, o capítulo 6 começa em seu verso 1 falando que os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor. Deus por sua vez, a fim de disciplina-los, entrega-os nas mãos dos medianitas. Povo mau e perverso, que saqueia tudo o que era dos israelitas, destruindo plantações, roubando-lhes bois e ovelhas, com isso deixando Israel sem sustento algum.

O povo de Israel estava realmente em uma situação de extrema penúria, e mais uma vez, sem nenhuma saída, clamaram ao senhor que tirassem desta situação deveras calamitosa.

Também nisto nós podemos aprender um pouco com este povo de Israel. Muitas vezes, só nos lembramos verdadeiramente de Deus quando estamos passando por algum apuro. Quando nos encontramos em situações difíceis, na hora da tribulação. E neste ponto, amados irmãos, nada nos diferencia do povo de Israel, retratado aqui no livro de Juizes. Mesmo sabendo que Deus condena algumas atitudes nossas, algum comportamento duvidoso de nossa parte, muitas vezes as palavras que proferimos, não condizem com a fé que professamos, mesmo assim somos impelidos a cometer tais delitos que nos condenam e que mais tarde nos trazem o remorso e com ele o arrependimento e o clamor a Deus.

Mas Deus em sua infinita bondade e misericórdia mantêm sempre os seus ouvidos sempre atentos as nossas suplicas, e assim não foi diferente com o povo de Israel. Primeiro Deus levanta um profeta para falar com o seu povo, e depois vem à resposta definitiva de Deus, o chamado de Gideão, “o guerreiro medroso”. E é justamente sobre este chamado que eu quero falar.

Vamos discorrer no capítulo 6, versos de 11 até o24, e juntos descobriremos lições importantes para nossa vida.

O primeiro ponto que me chama a atenção é no chamado de Gideão. Deus o chamou do seu trabalho na colheita, para o Seu serviço. Gideão estava no seu trabalho, escondido dos midianitas, quando o Anjo do Senhor lhe apareceu. Creio que jamais passou pelo seu pensamento que ele pudesse ser um libertador, um guerreiro na obra do Senhor. Fato semelhante a este, podemos também observar em Atos 13.2, quando o Espírito Santo manda que separem Barnabé e Saulo (Paulo) para a Sua obra. Talvez os dois também estivessem nos seus afazeres profissionais, pois como sabemos Paulo era fabricante de tendas. Porém Deus chama pessoas que às vezes, em nossa visão humana, jamais serão capazes de cumprir uma tarefa exigida por Deus. Gideão se julgava assim, incapaz. Quantos de nós neste estamos sendo chamados, pois todo aquele que entrega verdadeiramente a sua vida a Jesus, de certa forma é chamado, separado por Deus para pregar a boa nova e ser Sua testemunha neste mundo secularizado. E qual tem sido a nossa resposta para este chamado que Deus tem feito? São respostas de dúvidas? Incertezas? Lamurias? Ou a nossa resposta é como a de Isaias: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8c - ARA).

Gideão achou-se incapaz. Primeiro questionou a Deus pelo sofrimento do seu povo, colocando em dúvida se realmente Deus amava realmente o povo de Israel. Será que a nossa atitude, muitas vezes, diante do sofrimento ou da angustia, não é semelhante, ou até igual à de gideão? Quantas vezes em nossa vida não colocamos em duvida o amor de Deus para conosco? É só aparecer uma pequena tribulação em nossa vida, para vir às murmurações: Porque comigo Senhor? Sou fiel no dizímo e nas ofertas. Oro todos os dias. Jejuo regularmente. Nunca deixo de fazer boas obras. Etc., etc., etc. Mas não reconhecemos que é nas tribulações que aprendemos sobre paciência, resignação e humildade. A maior escola em que Deus nos ensina é com certeza na escola do deserto. Eu creio que enquanto não passarmos pelo deserto não saberemos o verdadeiro sentido de humildade, resignação e paciência.

O segundo ponto é que, quando Deus nos chama, Ele também garante a sua presença conosco. E aí está o grande segredo da vitória. Enquanto o povo de Israel deu as costas para Deus, tentando sobreviver pelas suas próprias forças, só atraiu para si desgraças, tribulações e fome. A maior justiça que Deus faz com os homens é a de deixá-lo à sua própria sorte (ou azar). Nós não podemos caminhar pelas nossas próprias pernas. É Deus que nos sustenta em todos os sentidos. Quando decidimos caminhar por nossa própria conta, a tendência é a derrota antecipada.

Para as dúvidas de Gideão, Deus garantiu a sua presença com ele por duas vezes, nos versos 12 e 16, dando a certeza que a vitória era eminente, e que Gideão não precisava temer.

Assim é com o nosso chamado. Quando Deus chama, é porque Ele já esta a frente de tudo, basta que nós deixemos que Ele nos capacite, basta entregar a Ele a resposta “SIM, EIS-ME AQUI, USA-ME A MIM”, EO MAIS Ele fará. Não se ache fraco ou incapaz, para Deus, todos nós, independente de escolaridade, fluência verbal, timidez ou outras tantas desculpas, todos nós somos capazes de cumprir ao chamado de Deus para a nossa vida. Pois se Deus levantou a te um jumento para falar por Ele, que dirá o que não fará por cada um de nós, que nos depusermos a este chamado. Você quer experimentar as maravilhas de Deus em sua vida? Então diga sim ao seu chamado. Deixe que Deus use a sua vida para o propósito Santo e perfeito dEle. Não coloque dúvidas, tenha a certeza de que Deus esta ao seu lado e que a sua vitória e certa, pois Deus te escolheu, e isso é um privilegio para você e para mim.

O terceiro ponto fica por conta da tarefa a ser cumprida. No verso 14, Deus ordena que Gideão vá libertar Israel do jugo dos midianitas. É neste ponto que surgem todas as dúvidas e que todos nós somos campeões absolutos em desculpas. Aceitar e dizer sim ao chamado isso até que é muito fácil. Mas quando o negocio é cumprir uma tarefa... aí que vem todas as dificuldades. Sair do lugar comum, da nossa zona de conforto para nos dispor a muitas vezes parecer ridículo, fazer coisas que não fazem parte da nossa rotina... é muito complicado. E assim foi com Gideão. Homem simples, talvez nem tivesse porte de guerreiro. Era de uma família muito pobre, e como ele mesmo relata: “e eu, o menor na casa de meu pai” (v.15c – ARA).Vendo por este lado,com toda a certeza Gideão não possuía nem um atributo para liderar um exercito para libertar o povo de Israel das mãos dos midianitas. Porém como já falei anteriormente, quando Deus esta a frente à vitória é eminente. Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir a todos. Mesmo nós, muitas vezes nos achamos incapazes e inferiores diante do chamado que Deus nos propõe. Mas a verdade é que somos realmente incapazes e inferiores, mas Deus que sempre esta ao nosso lado, nos capacita e nos fortalece e consequentemente nos dá a vitória. Se você crer nestas palavras, então nada e nem ninguém nos impede de cumprir aquilo que Deus quer de nós. Que é cumprir o chamado que Deus para a nossa vida. É neste ponto que devemos crer, que a nossa fé deve crescer e que devemos nos encher de coragem e dizer: Se o Senhor é comigo,então eu sou mais que vencedor.

O quarto ponto é que quando Deus chama, Ele já nos dá a promessa de vitória, pois o Deus ao qual servimos não é um deus de mentiras, é um Deus verdadeiro. Para Gideão era difícil crer que aquele anjo era o enviado do Senhor, e que aquela promessa no verso 16, dizendo que Deus estaria com ele e sendo assim, Gideão iria ferir os midianitas como se fosse um só homem, é mesma promessa de Deus a Josué 1:6 : “Se forte e corajoso” (ARA), e também para Isaias 41:10ss.: “Não temas porque sou contigo...” (ARA).Estas promessas também são para mim e para você, não coloque dúvidas em seu chamado, não deixe que ninguém venha perturbar a sua paz, não deixe que ninguém roube de você aquilo que Deus tem reservado sopra você. Se forte e corajoso, não temas,por que Deus esta contigo, Ele é o Deus todo-poderoso, é Ele que te fortalece, que te ajuda e que te sustenta com a sua destra fiel e poderosa “[1]. Para nós os privilegiados deste chamado nos resta dizer sim e nos entregarmos de corpo e alma a Deus e cumprir com os propósitos de Deus. Se o seu chamado é o de evangelizar, então saia do seu lugar comum, da sua zona de conforto e espalhe a Boa Nova , fale do amor de Deus a toda a criatura. Se o seu chamado é o de orar, comece já dobrando o seu joelho e clame pelas criaturas do mundo que ainda não conhecem o amor de Deus, ore pelos muitos missionários espalhados pelo mundo todo que sofrem perseguições por causa do evangelho, muitos estão passando por privações. Eu não sei qual é o seu chamado. Não sei para que Deus carinhosamente te separou. Mas uma coisa eu sei, que no dia que você aceitou Jesus como seu único e suficiente salvador, Deus te separou para uma tarefa especifica na sua obra redentora de salvar o homem todo. Agora só depende de você se dispor a dar a resposta que Deus quer ouvir de você. E depois deixe Deus agir , Ele vai te capacitar, e o mundo verá com grande admiração o milagre de Deus operar em sua vida. O milagre que Deus operou na vida de Gideão, Josué e muitos outros,também poderá ser o seu milagre, queira do fundo da sua alma, se disponha ao serviço de Deus. Ele que fazer grandes maravilhas através de você, Ele esta te dando a promessa de vitória,não perca mais tempo com desculpas esfarrapadas. Dificuldades virão sim. Deus não disse que seria fácil ou um mar de rosas. Se nem seu filho amado Jesus Ele poupou de tribulações e sacrifícios. Mas Ele tem a promessa de estar conosco todos os dias até a consumação dos tempos. Portanto se você já sabe qual é o seu chamado, não perca mais nem um minuto, vá cumpri-lo, é isso que Deus espera de mim e de você neste momento.

E o quinto e último ponto que podemos aprender com Gideão é que a paz interior nos dá a confiança na vitória. Depois de Gideão se lamentar e se desculpar; de pedir provas concretas de que realmente era Deus que o estava ordenando a tudo aquilo. Então seu coração foi invadido por uma paz, e com esta paz veio também à certeza da vitória. Enquanto em nosso coração não vier esta paz que ultrapassa qualquer entendimento humano, nós nunca teremos certeza do nosso chamado. E como obter esta paz? Gideão preparou uma oferta de cabrito e pães asmos para que ele obtivesse a certeza do seu chamado, e Deus aceitou a sua oferta e então sobreveio a Gideão a paz que ele necessitava. Sabemos hoje, que não necessitamos mais fazer este tipo de oferta, mas existe uma coisa que Deus exige que façamos, e que Jesus nos ensinou e nos deu exemplos, que é a oração. Ore fervorosamente. Se você não tem certeza do seu chamado, ore a Deus para obter esta certeza. Se você já sabe qual é o seu chamado, mas tem dúvidas, ore para Deus tirar todas as dúvidas. Se você tem medo do seu chamado, ore para Deus lhe fortaleça. Se você não se acha capaz, ore a Deus para que Ele te capacite. Ore, ore,ore não cesse de orar em todo o tempo e lugar. Ore quando estiver no serviço do Senhor, ore para ouvir mais a voz de Deus, ore por aquele a quem você tem proclamado o evangelho, orem uns pelos outros, orem pela Noiva de Cristo que a sua igreja, ore por você, ore pelo chamado daquele que não tem ouvido para ouvir ou não querem ouvir mesmo.

Deus nestes últimos dias tem provado a minha fé no meu chamado. Amigos e colegas de caminhada, quando são chamados para falar algo sobre a minha pessoa, simplesmente se calam, não existe uma palavra para mim, às vezes quando alguém fala, mesmo em tom de brincadeira, é a famosa “critica construtiva”.Mas Deus tem colocado em meu coração que não importa o que os outros pensam, mesmo falando ou em seu silencio constrangedor, o que importa realmente é o que Ele pensa e espera de mim. E o Seu chamado para a minha vida é muito claro, e eu já possuo esta paz, não tenho dúvidas, os meus temores Deus trocou pela coragem de enfrentar os obstáculos, minha fé continua inabalável, basta apenas eu continuar em direção do alvo. Creio na promessa de vitória, de colheita farta, na destra fiel e poderosa que me sustenta em tudo.




[1] Js 6:1; Is 41:10 -ARA